domingo, 21 de fevereiro de 2021

Rui antecipa toque de recolher para 20h e horário de bares até 18h


Coronavírus,

Rui antecipa toque de recolher para 20h e horário de bares até 18h

Infelizmente, alcançamos a marca de 80% de ocupação dos leitos de UTI", escreveu

Redação

redacao@correio24horas.com.br


Nara Gentil/CORREIO)

Em momentos como o que vivemos, o jornalismo sério ganha ainda mais relevância. Precisamos um do outro para atravessar essa tempestade. Se puder, apoie nosso trabalho e assine o Jornal Correio por apenas R$ 5,94/mês.


O governador Rui Costa anunciou neste domingo (21) que o toque de recolher na Bahia será antecipado para às 20h, ao invés de 22h, como estava sendo praticado desde a sexta-feira. O novo horário

começa a valer a partida segunda-feira (22). A decisão está atrelada à ocupação dos leitos de UTI do estado, que chegou aos 80%.

Infelizmente, alcançamos a marca de 80% de ocupação dos leitos de UTI na #Bahia e a consequência será a ampliação do horário do toque de recolher. A partir desta segunda, dia 22, a restrição será das 20h às 5h. A região Oeste será a única exceção na atualização do decreto", escreveu Rui. Com isso, Irecê e Jacobina, que estavam excluídas no decreto anterior, também entram no toque de recolher.


atendimento presencial em bares e restaurantes será até 18h. O funcionamento do transporte metropolitano até 20h30. Delivery de alimentos até 23h. Medidas visam conter avanço do coronavírus. Estamos vivendo um momento extremamente grave e conto com a compreensão de todos", acrescentou. 


Na sexta, o governador já tinha falado em tornar a medida mais severa de acordo com a taxa de ocupação. "Continuamos crescendo os números, tanto de leitos, quanto de casos ativos. É preciso que as pessoas colaborem, ativos. É preciso que as pessoas colaborem, usem máscara, higienizem as mãos e mantenham distanciamento. Caso contrário, se os números continuarem crescendo, nós vamos ter que tomar outras medidas. Se chegar nos próximos dias a 80%, eu vou imediatamente ampliar o horário do toque de recolher", disse, em entrevista à TV Bahia.

Para o governador, as medidas duras são difíceis, mas são melhores do que o cenário de caos que pode acontecer diante do colapso do sistema. "Nós não podemos repetir cenas que, infelizmente aconteceram em outros estados, de famílias desesperadas nas portas de UPAs ou de hospitais, ou chorando na porta de cemitérios os seus entes queridos".


Outras medidas como o fechamento do comércio não estão descartadas. 


"A restrição de funcionamento daquilo que gera mais aglomeração e que gera mais contágio, as as atividades mais vinculadas às taxas de contágio. Essas atividades são aquelas exercidas sem uso de máscara e em lugares confinados, fechados", avaliou na mesma entrevista.


Desrepeito ao decreto
Vinte e três pessoas foram autuadas por desrespeito ao toque de recolher, na Bahia, no segundo dia de cumprimento do decreto estadual. Os flagrantes aconteceram em Salvador, na Região Metropolitana e em cidades do interior do Estado.

Entre 22h de sábado (20) e 5h de domingo (21), uma pessoa foi conduzida e autuada, em Salvador. Outra foi localizada no bairro de Itinga

na cidade de Lauro de Freitas.


As autuações aconteceram, ainda, nos municipios de Teixeira de Freitas, Vitória da Conquista, Juazeiro, Jequié, Tanhaçu, Itapé, Camacan, Muniz Ferreira, Presidente Dutra, Itacaré, Barra da Estiva e Brumado.

Ronda

Dez bairros de Salvador foram visitados, na madrugada deste domingo (21), pelo secretário e subsecretário da Segurança Pública, Ricardo Mandarino e Hélio Jorge, respectivamente. A ronda foi promovida com o objetivo de avaliar como a população se comportava no segundo dia do toque de recolher.

Durante a visita ao bairro de Mussurunga, um bar instalado na varanda de uma casa foi flagrado aberto. Dentro do local, dois homens consumiam bebida alcoólica. Assim que o proprietário foi advertido, fechou o estabelecimento.


Percebemos uma grande adesão da população em todo o estado. Esperamos que baianos e turistas continuem cumprindo o toque de recolher", declarou o secretário Ricardo Mandarino.

(Nara GENTIL/CORREIO)





Nenhum comentário:

Postar um comentário