domingo, 28 de fevereiro de 2021

ESPiRITISMO (KARDECISMO)>>>" Quem não evolui pelo amor, evolui pela dor"

 


A crescente inquietação que toma conta da criatura humana responde por incontáveis males. Desassossegado intimamente, o ser não consegue observar as transformações que se dão em derredor senão pela ótica das desgraças físicas e econômicas que varrem seu ilusório mundo material, erguido sob a engenharia perversa do materialismo egoísta. Cada soçobro nas ambições desmedidas equivale a um soco no estômago, como se a vida estivesse resumida a uma conta corrente e seus transitórios valores. Pigmeu na visão religiosa e refém da sede abrasadora de tudo possuir, nada enxerga além de suas próprias conveniências pessoais.

Para estes, e são maioria na atual conjuntura de transformações pela qual passa o planeta, crise é bancarrota e pandemia é ira divina.

Inegável reconhecer que sempre que os flagelos destruidores visitam a morada dos homens nunca é recebida com loas ou festas. Arrasando os campos e destruindo cidades, produz incontáveis vítimas e seu rastro deixa luto e destruição de demorada e paciente reconstrução. Mas não se pode ocultar que após cada período provacional ou expiatório, a civilização soube se reinventar e das tragédias tirou preciosas lições de natureza comportamental e científica.

Aprimoram-se os laços de solidariedade entre os povos. Brotam dos laboratórios invenções que de outra forma demorariam séculos para beneficiar o coletivo. A medicina avança em conquistas extraordinárias e a frieza dos sentimentos é diluída nas comoções que arrebatam incontáveis existências, fazendo brotar heróis da fraternidade e da ajuda humanitária.

Nunca existiu nem existirá interesse da divindade em destruir a casa terrestre pelo simples fato de nela viver um ser que ignora a própria imortalidade, agarrando-se ao corpo qual hera sobre o muro frágil da matéria em putrefação. Interessa à inteligência universal que a evolução individual e coletiva se dê, avançando o ser para sua fatalidade gloriosa, que é a perfeição relativa.

O trânsito pela matéria é simples estágio educativo e como tal suscetível de vivência no meio de ocorrências que contrariam os interesses rasteiros, quais sejam os flagelos naturais ou aqueles provocados pela insânia humana.

De cada um deles o homem e a mulher saem mais depurados, avançando nas trilhas do aperfeiçoamento incessante.

A atual pandemia e as anteriores ocorrências que ceifaram milhares de corpos no passado distante ou próximo alteraram a paisagem da escola planetária, promoveram alunos a classes mais avançadas e fizeram com que muitos, matriculados apenas para ocuparem vaga sem aproveitamento das lições ministradas fossem desligados da matrícula aviltada, sendo conduzidos após a morte a outros educandários e reformatórios da vida infinita, onde cursarão lições que lançaram na indiferença e na irresponsabilidade.

Assim age Deus, o Educador Supremo do Universo.

Aproveita cada mundo como escola. Afere periodicamente  o rendimento de cada filho matriculado. Aplica provas. Coleta resultados e credencia avatares e missionários que vez por outra visitam o orbe na condição de mestres e inspetores escolares.

Tem dois mil anos que recebemos a visita pessoal de um deles.

Vestiu-se do uniforme precário de carne numa estrebaria. Reuniu doze aprendizes para O auxiliar na ministração do conhecimento libertador.

Usou de parábolas como o método pedagógico mais avançado de Seu tempo.

Fez das praias e das encostas de montanhas Sua sala de aula.

Valeu-se do grão de mostarda e de sementes modestas como ponto de apoio de Suas aulas ao ar livre.

No mesmo educandário juntou homens e mulheres, atendendo cada um nas suas deficiências, aprimorando os avanços com a lição incomparável do amor.

Fez dos lírios do campo excelente seminário sobre a simplicidade e das aves dos céus tomou o exemplo da liberdade e da pureza, concitando os aprendizes a imitá-los.

Fechou Sua excelsa cátedra numa cruz de renúncias e dores, lecionando pelo exemplo como perdoar os algozes.

Dividiu a aula da vida antes e depois D'Ele.

Estais na Terra no momento das grandes transformações. A pandemia te amedronta.

A histeria de muitos parece te contagiar em certos instantes.

O medo te furta o sono.

Filho, que fazes de tua imortalidade?

O que vieste fazer na escola redentora? 

Tua fé ainda é caolha ou já possui alguma lucidez?

Berço é matrícula no liceu da matéria densa. Túmulo é despedida dos bancos escolares, te credenciando à universidade da vida, mas quando a lição não é compreendida ou assimilada, outro recurso não resta à Divindade senão nova matrícula em tempo incerto no futuro, já que não pode haver prêmio ou elogio ao aluno que desprezou a lição ministrada.

Outra alternativa não há a não ser vestir novo uniforme e recomeçar, sob condições mais difíceis, as tarefas escolares pisoteadas pela empáfia e arrogância.

Na casa de meu Pai tem muitas moradas, disse-nos Jesus. Dizemos nós:

- Na escola da vida tem muitas classes. Em qual delas tu te encontras?


Marta (Espírito)


Juazeiro, 18.02.2021


Psicografía do Médium 

Marcel Mariano 




Nenhum comentário:

Postar um comentário