domingo, 28 de fevereiro de 2021

ESPIRITISMO (KARDECISMO)>>> " A Reencarnação e a Pluralidade das Existências"

 


A dinâmica da moderna sociedade, inegavelmente, trouxe ao ser humano incontáveis benefícios. Os velozes meios de comunicação, proporcionando fluidez no intercâmbio de pólo a pólo. Os transportes aéreos, marítimos e terrestres, facultando os deslocamentos em tempo recorde. Os notáveis avanços das ciências médicas, erradicando inúmeras doenças e ofertando tratamento seguro para males que sempre atormentaram a saúde das coletividades.

Entretanto, se estes e outros incontáveis benefícios estenderam seu manto sobre a humanidade, ainda temos enorme dificuldade em tratar as questões da alma e dos relacionamentos, no clima da convivência.

Igualmente anotamos o salto quântico das ciências da psique, que desde os pioneiros da Psicologia até as modernas correntes da Psiquiatria tentam desvendar a incógnita que é a própria criatura humana.

Erguemos suntuosas bibliotecas, onde em suas prateleiras repousa o vasto conhecimento adquirido ao longo de milênios e, ao mesmo tempo, somos estranhos para nós mesmos.

Formulamos dentro da pedagogia as mais avançadas teorias do ensino para as massas carentes de estudo e entendimento, mas ainda desconhecemos os insondáveis caminhos do ser imortal após a morte do carro físico.

Dialogamos com acentuado interesse com estranhos, ignorando os familiares que respiram o mesmo ar na teia da constelação familiar.

Adotamos as mais diversas religiões para manifestação da fé, mas temos enorme dificuldade em vivenciar os postulados éticos dentro delas estudado.

Sem a compreensão da pluralidade das existências não nos é possível entender os amores fora do lar e os verdugos vestidos de carne, dividindo conosco a consanguinidade.

E essa incompreensão acerca dos sutis mecanismos das leis que regem a vida nos tem causado enorme dificuldade para aceitação de que somos herdeiros hoje do quanto semeado outrora. O passado despeja no presente suas ocorrências malsãs ou venturosas, e no fio do destino vamos encontrando e reencontrando amores e dores, luz e sombra, amarguras e alegrias escassas até que possamos solver toda a imensa dívida que carregamos para com a própria vida.

Em inolvidável passagem dos Evangelhos, Jesus acolhe um doutor da lei que O interroga sobre como herdar a vida eterna, pavimentando sua estrada para o reino dos céus. Jesus lhe afirma que é necessário nascer de novo.

A informação nova aturde o letrado intérprete da Torá. Fascina os poucos discípulos presentes àquela entrevista, e foram necessários séculos para que pudéssemos entender o significado do "nascer de novo".

Não bastará envergar nova roupagem física. Tomar um novo corpo e descer ao mundo para as labutas evolutivas. Reclamar uma maternidade para reingresso no plano denso.

Fundamental renascer em propósitos, educar o "homem velho", fazendo nascer o novo.

Abrandar as paixões e amplificar os sentimentos.

Estender pontes e diminuir muros.

Compreender os revezes da vida como lições ministradas pela lei do retorno, buscando sempre nosso incessante aperfeiçoamento.

Lecionar desapego e renúncia num plano de evolução onde a maioria se agarra, desvairada, ao ilusório e se desespera quando perde o que julga ter.

Decepções que viram loucura. Amarguras que empurram muitos para o suicídio. Incompreensões que ensombram a existência .

Sim, sempre teremos experimentos evolutivos que funcionarão em torno e dentro de nós como aguilhões impulsionadores de nosso crescimento. A Divindade não aceita nem tolera estagnação por muito tempo.

A perda de tempo tem um custo muito alto para o aprendiz desatento.

A lição negligenciada será ministrada em outra circunstância, sob condições mais difíceis.

Nosso melhor momento é agora. Em sobrevindo a noite, tudo fica mais difícil.

Situado pelas leis da vida nesse momento impactante pelo qual atravessa o planeta, aproveita a dádiva de estares na milenar escola terrestre.

Matricula-te no liceu da humildade. Acolhe a aula que ensina abater o orgulho tolo. Verifica a capilaridade de teus afetos. Dialoga com os diferentes, buscando a harmonia na convivência.

E entre lágrimas e dores pungentes, atravessas o jardim de tuas rosas despetaladas, sofrendo sem murmurar o assédio dos espinhos, buscando renascer em ti mesmo para o discipulado com Ele.

Verás, então, que sempre estiveste no lugar certo, com as experiências de que necessitavas, experimentando a poda dos gravetos estéreis para seres árvore generosa e fecunda no bosque de Deus.


Marta (Espírito)


Salvador, 23.02.2021


Psicografia do Médium Marcel Mariano 



Nenhum comentário:

Postar um comentário