terça-feira, 18 de maio de 2021

BONFIM: Terra do Bom Começo

 


Animados com a Proclamação da República e com o fato de Senhor do Bonfim ter sido a primeira cidade baiana a reconhecer o novo regime, alguns republicanos mais exaltados propuseram que o município passasse a se chamar “Cidade Nova da Revolução”. Por sorte a ideia acabou não saindo do papel, senão, em vez de bonfinenses, hoje seríamos chamados de novos revolucionários.


POR QUE SENHOR DO BONFIM?


O nome da cidade está diretamente relacionado à devoção católica dos moradores do Arraial de Senhor do Bonfim da Tapera, povoamento fundado por tropeiros em 1750. Após a elevação à categoria de vila, em 1799, o local recebeu o nome de Vila Nova da Rainha, homenagem à monarca portuguesa, Maria I. Em 1885, com a proximidade da chegada estrada de ferro, deram-se início aos pleitos para que a vila fosse elevada à cidade, um status cosmopolita e mais condizente com o progresso que era vivido naquele momento, passando a localidade então a se chamar Cidade do Senhor do Bonfim.


Com a Reforma Territorial no início do Século XX o município passou a ser chamado apenas de Bonfim, ou Cidade do Bonfim. Contudo, por existirem outros municípios com o mesmo nome, em Goiás e Minas Gerais, o Conselho Nacional de Geografia impugnou a utilização dessa nomenclatura. Como não foram apresentadas outras alternativas, em dezembro de 1943 foi restaurada a denominação de Senhor do Bonfim.


#minhacidade #senhordobonfim #bahia #nordeste #brasil #historia #memoria #politica


Foto: Acervo Minha Cidade


Fonte: Bonfim: Terra do Bom Começo (Adolpho Silva)

Nenhum comentário:

Postar um comentário