quarta-feira, 5 de maio de 2021

Como era Bonfim há 100 anos atrás?

 


Em 1921, Senhor do Bonfim era um dos vinte maiores municípios baianos com uma população de 37.462 habitantes. Sua área era de aproximadamente 8.640 km2, dividida entre a cidade, que abriga cerca de 2 mil casas, 26 ruas e 7 praças; o distrito de Jaguarari e os povoados de Brejo, Campo do Meio, Canoa, Cariacá, Carrapichel, Catuni, Estiva, Itumirim, Macambira, Missão do Sahy, Santa Rosa de Lima, Tiririca e Umburana.


O município era sede da Comarca de 2ª Entrância, que compreendia os termos de Campo Formoso e Queimadas. A chefia política cabia ao Intendente Antônio de Oliveira Guena, tendo Manoel Francisco Cavalcanti como presidente do Conselho Municipal.


A economia tinha como base as culturas do café, fumo, cana de açúcar, mandioca e milho, com destaque para a lavoura de maniçoba do Coronel Antônio Félix Martins, tido como um dos grandes produtores do estado. A pecuária era baseada na criação de bovinos, caprinos e ovinos. A mineração também desempenhava um papel importante com a extração de ferro e manganês, além da mina de cobre, em Jaguarari, considerada na época uma das maiores reservas do mundo. 


A feira livre já se destacava como uma das principais da região e o comércio contava com agência bancária, lotérica, armazéns, engenhos, alambique, farmácias, hotéis, pensões, teatro, cinema e jornais. O transporte de cargas e passageiros era realizado através da linha férrea, administrada pela Compagnie des Chemins de Fer Fédéraux de l'Est Brésilien. Existiam ainda quatro escolas municipais, duas estaduais, uma complementar e uma particular.


Por sua importância política e geográfica, Bonfim passou a sediar o 3º Distrito da Inspetoria de Obras Contra as Secas. A cidade abrigava a Coletoria Federal, o Tiro de Guerra 442, a agência dos Correios, o Telegrafo Nacional; e instituições como o Hospital N. Sra. da Piedade, a Sociedade 25 de Janeiro, a União e Recreio, o Montépio dos Artistas e a Mutuaria Amparo do Lar.


#minhacidade #senhordobonfim #bahia #nordeste #brasil #historia #memoria #politica #economia #comercio #empreendebonfim


Foto: Acervo Correio do Bomfim


Fontes: Censo IBGE (1920) - Almanak Lammert (1921) - Bonfim: Terra do Bom Começo (1971)

Nenhum comentário:

Postar um comentário