quarta-feira, 26 de maio de 2021

BONFIM>>> A História de Bonfim>>>Com Lourenço Silva

 


Se hoje sabemos algo sobre a história de Bonfim devemos agradecer ao jornalista Lourenço Pereira da Silva. São de sua autoria as obras fundamentais para entendermos o processo da formação histórica bonfinense, além de serem a base para as publicações de Adolpho Silva, Paulo Machado e de outros pesquisadores sobre o tema.


Lourenço Silva nasceu em 1875, no povoado de Itumirim, atual Juacema e começou a se dedicar à literatura desde a infância, lançando seu primeiro jornal, "O Relâmpago", nos tempos que ainda morava no antigo distrito de Jaguarari. Anos mais tarde, já residindo em Bonfim, integrou grupos literários, escreveu para um jornal da capital e fundou o periódico “O Atleta”, um dos importantes jornais do interior do Estado no início do século passado. Foi ainda presidente da Câmara Municipal e da Sociedade União e Recreio.


Em 1906, publicou "Apreciação circumstanciada sobre o município do Bomfim”, depois escreveu sobre a Freguesia Velha de Santo Antônio, atual Campo Formoso, e iniciou a mais importante obra literária sobre a história do município: “Memória Histórica e Geográfica Sobre a Comarca de Senhor do Bonfim”.  Contudo, faleceu com apenas 37 anos, em agosto de 1912, tendo seu livro concluído por um grupo de amigos e publicado três anos após sua morte.


Os livros de Lourenço Silva são raridades encontrados apenas com poucos colecionadores, que os guardam como verdadeiros tesouros, sabiamente os protegendo de uma sociedade que ainda teima e não dar valor a sua própria história.


#minhacidade #senhordobonfim #bahia #nordeste #brasil #historia #memoria #cultura #arte #literatura #jornalismo


Foto: Acervo Andréa Pires Barbosa


Fonte: Os 4 Cavaleiros de Bonfim - Tenente Cordeiro (2019)

Nenhum comentário:

Postar um comentário