quarta-feira, 19 de maio de 2021

BONFIM>>>A História da Cruz do Deserto

 


Conta a história que, durante a Seca de 1932, um retirante apareceu pedindo esmolas na estação do povoado de Tiririca, atual distrito de Quicé. Após pernoitar no lugarejo, o andarilho seguiu viagem pela linha férrea, no sentido à cidade de Itiúba. Dias depois, cerca de de sete quilômetro da vila, garimpeiros e trabalhadores da ferrovia encontraram o esmoler morto, sentado em uma pedra, debaixo de um pé de incó.


O homem foi enterrado naquele local, onde colocaram uma cruz de ferro para sinalizar a cova. Com o passar do tempo foram surgindo rumores de graças alcançadas aos pedidos feitos ali, na então chamada Cruz do Velho. Tempos depois foi erguido um cruzeiro e construída uma pequena capela, que passou a ser um recanto de fé e orações, atraindo centenas de romeiros que acreditam nos milagres da Santa Cruz do Deserto.


Essa história será o enredo do filme A Cruz do Deserto, produção do cineasta e radialista Tito Rocha e protagonizado por Jackson Santana. O longa metragem, rodado em Senhor do Bonfim e Antônio Gonçalves, tem no elenco os bonfinenses Jeorge Catatau, Zecrinha Batista, Armindo Pereira, Miguel Araújo e José Américo Aragão.


#minhacidade #senhordobonfim #bahia #nordeste #brasil #historia #memoria #fé #religiao #milagres #cultra #arte #cinema


Foto & Fonte: Tito Rocha


Colaboração: @quice_ba


Nenhum comentário:

Postar um comentário