sexta-feira, 9 de setembro de 2022

Milton Nascimento se despede dos palcos e faz último show em Salvador

 


Milton Nascimento apresenta sua turnê de despedida na Capital — Foto: Foto: Marcos Hermes/Divulgação

Esta sexta-feira (9) é um dia histórico em Salvador. Caçador de si, Milton Nascimento se despede dos palcos e faz o último show na capital baiana, aos 79 anos – 60 deles dedicados à carreira. Para Bituca, apelido do poeta-cantador, a música vai falar por si só nesta noite, na Concha Acústica .

Milton Nascimento — Foto: Marcos Hermes/Divulgação.

anúncio da turnê “A Última Sessão de Música”, pode até ter chocado os mais desatentos, mas Milton já estava desacelerando as apresentações, na busca de um ritmo mais tranquilo de vida. Em entrevista ao g1, ele contou que a decisão de despedida dos palcos foi indolor e tomada em família.

“Foi uma coisa muito natural. Isso é algo que meu filho e eu temos pensado já tem um tempo. E acho que agora foi a hora certa disso acontecer. Essa turnê de despedida foi algo muito bem planejado entre a gente”.

" O fechamento de um ciclo muito importante na minha vida. Encerrar essa turnê ao lado do meu filho, dos meus amigos, e tendo esse contato tão bonito com o público como tem sido nesses primeiros shows”.


Com a Última Sessão, Bituca já se apresentou na Itália, no Reino Unido e em Portugal. Em solo brasileiro, o carioca mais mineiro de todos já passou com seu repertório pelo Rio de Janeiro, Belo Horizonte, São Paulo e Porto Alegre.

Repertório esse, recheado de Brasil. A memória e identidade de um ancestral vivo tornam Milton um griô, transmitindo seus saberes por meio das palavras. Mais de 40 álbuns gravados e, ao g1, ele negou que haja a possibilidade de escolher uma música preferida.


É algo impossível, principalmente por conta de tantas músicas e tantos parceiros que eu tive ao longo da minha vida. Seria muito difícil, e até injusto escolher apenas uma música entre quase 400 gravadas nesses 60 anos de carreira”.

Depois da palavra do próprio artista, é até blasfêmia nominar o maior álbum dele, mas também é pecado não mencionar Clube da Esquina como uma das obras mais importantes da Música Popular Brasileira. 

Esse foi um disco todo produzido entre grandes amigos. E acho que isso interferiu diretamente no resultado. Tanto que até hoje as pessoas têm uma relação especial com esse disco. O Clube da Esquina tem uma importância muito grande na minha vida”.


Milton Nascimento na estreia mundial da turnê ‘A última sessão de música’ — Foto: Carl de Souza / AFP.


Os amores e as amizades não morrem, assim como os sonhos – que não envelhecem, como canta o próprio Milton. E para que não reste dúvidas 

sobre Milton continuar fazendo arte, ele vai seguir compondo:

“Me despeço dos palcos, da música jamais”.


Fonte: Blogdoeloiltoncajuhy 




Nenhum comentário:

Postar um comentário