quarta-feira, 21 de dezembro de 2022

Por falta de recursos, Exército interrompe distribuição de água potável em cidades da Bahia.

 


Serviço também está parado em 21 municípios por causa da chuva.

Por g1 BA

distribuição de água potável em carros-pipas realizada pelo Exército brasileiro está sendo interrompida por falta de recursos desde 13 de dezembro e impacta 26 municípios da Bahia. A informação foi divulgada pela corporação que integra as forças armadas do país, na segunda-feira (19).

Segundo o Exército, a distribuição de água também está parada em 21 cidades por causa da chuva forte que tem atingido os municípios nas últimas semanas.

g1 pediu ao Exército a lista completa dos municípios atingidos, mas não recebeu até a última atualização desta reportagem. Uma das localidades que está sem a distribuição de água 

água potável é a comunidade do Pateiro, que fica no distrito de Salitre, na zona rural de Juazeiro, norte da Bahia.

Os moradores relatam que estão há quatro meses sem o abastecimento e apoio de carros-pipa. Com isso, dezenas de famílias passaram a economizar a água das cisternas da região, no entanto, a medida não tem sido suficiente para atender as necessidades.

O Exército, responsável pela execução da operação, criada há mais de 20 anos para auxiliar famílias afetadas pela estiagem prolongada, informou que os recursos disponibilizados pelo Ministério do Desenvolvimento Regional só possibilitaram a realização das atividades até 16 de novembro.

Neste ano, em média 327 mil pessoas foram atendidas pelo programa por mês em mais de 60 municípios da Bahia, segundo o Ministério de Desenvolvimento Regional. 

O órgão anunciou a liberação de um crédito suplementar no valor de mais de R$ 21 milhões para execução do programa.

A previsão é que a Operação Carro-pipa volte a normalidade em breve, mas por enquanto tem sido a água da chuva, que tem amenizado a situação de dezenas de famílias.


Fonte:Blogdoeloiltoncajuhy 

Nenhum comentário:

Postar um comentário