quinta-feira, 29 de dezembro de 2022

Santos prepara despedida de ‘realeza’ para Pelé

 Tricampeão mundial com a seleção brasileira estava internado havia um mês para tratamento de um câncer no cólon e faleceu nesta quinta-feira, aos 82 anos

Por g1 Santos e ge São Paulo

Pelé será velado no centro do gramado da Vila Belmiro, onde, em 1974, se ajoelhou e se despediu do clube como jogador — Foto: Divulgação e g1 Santos.



1º contrato de Pelé 


Santos Futebol Clube preparou, nos últimos meses, uma espécie de ‘Operação London Bridge’ para a despedida de Pelé.

Assim como no caso da morte da rainha da Inglaterra Elizabeth II, dezenas de protocolos foram desenvolvidos, nos bastidores, para serem acionados assim que a notícia da morte de Edson Arantes do Nascimento fosse confirmada, o que ocorreu nesta quinta-feira (29).

Pelé estava internado desde o dia 29 de novembro, no Hospital Albert Einstein, para uma reavaliação de terapia quimioterápica para tumor de cólon e tratamento de uma infecção respiratória.

Na última quarta-feira (21), porém, o estado dele se agravou. Segundo boletim médico divulgado pelo hospital, ele apresentou progressão da doença oncológica e precisava de “maiores cuidados relacionados às disfunções renal e cardíaca”.

Segundo apurado pelo g1, a situação de Pelé se deteriorou rapidamente, o que fez com que os contatos entre familiares, a Prefeitura de Santos e o Santos Futebol fossem iniciados, já na última quinta-feira (22).

Com as informações em mãos, Santos e prefeitura deixaram todos os profissionais em alerta e iniciaram os protocolos da operação para a despedida do Rei.

Já na sexta-feira (23), após o protocolo ter sido acionado, a Vila Belmiro passou a ser palco de uma movimentação intensa e começou a receber diversos equipamentos para a despedida de Pelé.

O local escolhido para o último adeus ao Rei do Futebol não poderia ser mais icônico. Pelé será velado, a princípio, durante um dia e meio, no gramado do estádio, precisamente no meio do campo onde estreou em novembro de 1956 e marcou 288 gols. Também é o mesmo local onde, em 1974, se ajoelhou e se despediu do clube.


Pelé durante evento em Londres em 2016 — Foto: Neil Hall / Getty Images.


velório

A cerimônia na Vila Belmiro será aberta ao público. O protocolo aponta que as pessoas que forem se despedir de Pelé terão a oportunidade de fazer um caminho entrando pelo Portão 1 e 2 da Vila Belmiro, na esquina das ruas Dom Pedro e Tiradentes, e seguirão, em fila indiana, até se aproximarem de onde estará descansando o maior futebolista de todos os tempos.

Assim como no funeral de Elizabeth II, as pessoas não poderão parar de caminhar em nenhum momento e deixarão o estádio pelo Portão 7. Toda a estrutura já está montada, mas o horário do início do velório público ainda não foi divulgado.

Além da cerimônia na Vila Belmiro, o corpo de Pelé também deverá seguir em cortejo por várias ruas de Santos. Uma operação coordenada por Polícia Militar, Guarda Municipal e Companhia de Engenharia de Tráfego será responsável por levar o Rei de Futebol para dar a última volta pela cidade que o acolheu.


Morte

O futebol perdeu seu Rei. Nesta quinta-feira, morreu Pelé, o maior jogador da história, aos 82 anos. Aberto ao público, o velório será realizado das 10h de segunda-feira até as 10h de terça, na Vila Belmiro. O enterro, restrito aos familiares, será na terça, no Memorial Necrópole Ecumênica, também em Santos.

O perfil oficial de Pelé no Instagram confirmou a morte com a seguinte mensagem.

– A inspiração e o amor marcaram a jornada de Rei Pelé, que pacificamente faleceu no dia de hoje.

Em sua jornada, Edson encantou todos com sua genialidade no esporte, parou uma guerra, fez obras sociais no mundo inteiro e espalhou o que mais acreditava ser a cura para todos os nossos problemas:

amor. A sua mensagem em vida se transforma em legado para as futuras gerações. Amor, amor e amor, para sempre.


Homenagem dos jogadores da seleção brasileira a Pelé na Copa do Mundo — Foto: Reuters


Pelé recebeu diversas homenagens durante a Copa do Mundo de 2022, disputada enquanto ele estava internado na capital paulista. Jogadores como Neymar, Richarlison e Mbappé desejaram melhoras ao gênio em meio ao torneio. Torcedores também exibiram faixas nos estádios.

Trajetória

O maior jogador de futebol de todos os tempos estreou na Seleção em 1957, numa partida da Copa Roca contra a Argentina, quando também fez seu primeiro gol com a camisa amarelinha. Pela equipe brasileira, com apenas 17 anos, venceu a Copa do Mundo na Suécia, em 1958.

Quatro anos depois, se machucaria na segunda rodada do Mundial do Chile, também vencido pelo Brasil. Após ser caçado em campo com duras faltas na Copa do Mundo de 1966, na Inglaterra, ele comandou o lendário time brasileiro ao tricampeonato mundial em 1970, no México – é o único jogador a vencer três Copas.


Pelé com a taça de campeão do mundo em 1970 — Foto: Horstmüller/Getty Images



Pelo Santos, Pelé é dono de marcas impressionantes: venceu dez vezes o Campeonato Paulista, torneio do qual foi o artilheiro por nove temporadas seguidas. Ainda foi bicampeão da Libertadores e do Mundial de Clubes, em 1962 e 1963.

Foi também com a camisa branca do Peixe que marcou seu milésimo gol, contra o Vasco, no Maracanã, no dia 19 de novembro de 1969. Segundo números do Santos, Pelé marcou pelo clube 1.091 gols em 1.116 jogos.

    Com a camisa canarinho, Pelé disputou 113 jogos e marcou 95 gols, de acordo com números da CBF. Nas contas da Fifa, que considera apenas jogos entre seleções, são 77 gols em 91 partidas.

    Em toda a carreira, Pelé fez 1.282 gols em 1.364 partidas na contabilização feita pelo Santos. Nas redes sociais, o Rei dizia ter feito um a mais, 1.283.


    Fi te2:Blogdoeloiltoncajuhy 




    Nenhum comentário:

    Postar um comentário