domingo, 18 de maio de 2025

Muitos seguidores virtuais e escassos amigos presenciais.

 

Imagem ilustrativa


Assaltado pelas inquietações da época, busca o homem uma saída que o retire do turbilhão das agonias presentes. Afadiga-se pelo conquistar valores e tesouros que o forrem da miséria e da fome, perdendo a réstia de paz interior, o que o projeta nas alucinações que o vergastam sem piedade.

Lê sobre essa ou aquela corrente filosófica, quase nunca se aprofundando em seus conteúdos e princípios, ignorando por completo a intenção com que seus idealizadores a criaram, buscando seguidores cegos para acolhimento de suas esdrúxulas concepções.

Foge para a intimidade desse ou daquele templo religioso, na ânsia de encontrar Deus nos altares ou nos púlpitos, e se vê explorado nas ofertas vultosas ou constrangido a concordar com posicionamentos equivocados em derredor da ética e do comportamento.

Abandona o culto e se refugia nas redes sociais, onde acredita se fazer notado, granjeando amigos e se fazendo celebridade. Em pouco tempo, se percebe ansioso por resultados, mecaniizado pelo uso excessivo das telas e desconectado da sociedade real.

Tomba nas angústias. opressoras ou se refugia na ilha narcisística.

Em observando outros pares, elege esportes denominados radicais e tenta esculpir músculos e bíceps em máquinas e esteiras, pesos e exercícios repetitivos, constatando que a moldura externa apenas oculta alguém em solidão e amarguras diversas.

De há muito perdeu o hábito da oração. Reduzidas horas de sono.

Muitos seguidores virtuais e escassos amigos presenciais.

Em registrando esse panorama, a acometer milhões de pessoas pelo mundo, nenhuma crítica destrutiva nos move em relação aos dispositivos eletrônicos hoje em voga.

São instrumentos que estão salvando vidas, viabilizando diagnósticos precisos e permitindo que o intercâmbio de comunicação se faça em tempo real, aproximando pessoas. A constatação de seus efeitos colaterais danosos sobre os milhões que perderam o controle é alerta que produz literatura de ajuda para todos aqueles que estão desmotivados para viver.

Se fizeram ou se permitiram ser apenas uma estatística, um número. Tomados pelo vazio existencial, deambulam sem rumo, ignorando de onde procedem e para onde estão a caminhar.

Para todos estes, a mensagem de Jesus se faz sublime tisana nos tecidos enfermos da alma, resgatando o ser que se perdeu de si mesmo.

Resgata a esperança e reanima os desalentados.

Inocula alegria nas artérias emocionais, intoxicadas pelo materialismo dos tempos correntes.

Patrocina a reconquista da coragem desidratada, amadurecendo o ser para que reconfigure o próprio destino.

Esclarece a preexistência da alma antes da concepção e seu evoluir depois da decomposição cadavérica, ensejando certeza da própria imortalidade, tema ignorado nos púlpitos dourados.

Desasfixia o ser do garrote do fanatismo religioso, permitindo a real compreensão da mensagem do Cristo, dentro da dimensão emocional de cada um.

Descrucifica o Sublime Amigo, O fazendo terapeuta das consciências entorpecidas, das visões embaçadas e dos raciocínios viciados por chavões de fundo teológico.

Cristianismo é mensagem libertadora.

Não altera a casca, que por sua natureza é transitória, perecível, mas sim investe no enriquecimento da essência, matéria prima de Deus, em marcha ascensional para a plenitude, nirvana, Reino de Deus, como se queira denominar.

Estes são dias amargos, difíceis, rancorosos. Há muito apelo à mantença das aparências, olvidando a essência que somos. Não seja de estranhar o vazio existencial a afligir incontáveis indivíduos, prisioneiros de masmorras psíquicas de difícil abordagem.

As traves que prenderam Jesus no gólgota podem se fazer, ao olhar renovado, duas asas, com que os novos ícaros podem desferir voos além das contingências carnais, acessando horizontes mais vastos, continentes de solidariedade e oceanos de ventura sem fim.

Tens a possibilidade de escolher a adesão a César e sua ilha da fantasia ou buscar a ascese com teu Cristo íntimo.

É questão de escolha.

Peregrino da evolução, donde vens? 

Para onde vais?

O Mestre prossegue esperando tua decisão.


Marta e Amélia Rodrigues.(Espíritos)

Salvador, 18.05.2025


Médium: Marcel Mariano



Nenhum comentário:

Postar um comentário