O Espiritismo Kardecista perdendo adeptos?
O Espiritismo Kardecista, que crescia assustadoramente no Brasil, hoje pelo último recenseamento do IBGE, está perdendo assustadoramente seus adeptos, quais as causas?
O que é o espiritismo ou a doutrina espírita?... Segundo o próprio codificador da Doutrina, Allan Kardec, é a doutrina dos Espíritos ... é Ciência, Filosofia e Religião... Tendo como base, a crença em Deus, na imortalidade da alma, na comunicabilidade dos Espíritos, na pluralidade dos Mundos habitados, na reencarnação e no evangelho de Jesus.
Tendo sua origem a partir da comunicação dos espíritos, através das batidas das Mesas girantes, que no início se julgava ser um fenômeno magnético, posteriormente observado pelo eminente cientista e pedagogo, Professor Hippolyte Léon Denizard Rivail...Que usou o pseudônimo de Allan Kardec.
Este observou que havia ali uma inteligência através daquelas batidas, daqueles fenômenos, passando a investiga-los e fazer experiências, com perguntas e respostas das mesinhas de três pés chamadas mêsas pé de galo.
Até que numa dessas comunicações , através de batidas ou códigos a resposta veio, nós somos as almas dos homens que vivemos na Terra, e se denominaram espíritos
Através dessas Comunicações rudimentares surge aí a comunicação dos Espíritos que por meio de perguntas e respostas ele conseguiu codificar a doutrina espírita publicando o primeiro livro base “O Livro dos Espíritos “ denominado assim, por dizer ele serem seus autores, os espíritos desencarnados, as almas dos homens que viveram na Terra.
As mesas ficaram obsoletas e as Comunicações evoluíram através das médiuns, irmãs Boudan e da Senhorinha Jafet.
Outras obras foram surgindo formando a Codificação Kardequiana.
Outros autores o sucederam para darem continuação sua obra .
Médiuns que psicografaram obras de espíritos desencarnados como nosso Chico Xavier e o Médium Divaldo Franco dentre outros...Chico Xavier com quase 500 livros psicografados, somando-se aí as cartas e cartas de entes queridos desencarnados, para suas mães e familiares.
Divaldo Franco, também não ficou atrás e também com excelente exemplos de dedicação abnegação de ambos.
O espiritismo que começou com as Irmãs Fox , nos Estados Unidos , até então não se sabia o que era, e depois passou para a França, com as médiuns as irmãs Boudan , Atingiu o seu ápice no ” Brasil ...Coração do Mundo, Pátria do Evangelho, Celeiro Espiritual da Humanidade “ Esse é o título de um dos livros psicografados
Mas , vamos nos limitar aqui a saber , por que o espiritismo, que crescia assustadoramente, passou a perder adébitos segundo o IBGE no último censo? quais suas causas? Por que as pessoas procuravam as casas espíritas ou centros espíritas?
As pessoas começaram a ler as obras de Kardec, basicamente os católicos e os evangélicos e passaram a correr para o espiritismo Que era Ciência e Filosofia...Mas, essas pessoas queriam rezar, o que obrigou Allan Kardec a escrever o Evangelho Segundo o Espiritismo, passando aí a polêmica história, de que uns dizem que o espiritismo não é religião e outros dizem que faz parte.
A mediunidade que era o instrumento básico da comunicação dos Espíritos, os médiuns que no passado eram tidos como bruxos , loucos e queimados na fogueira por questões religiosas ou interesses políticos etc. Passaram a ter o seu reconhecimento das suas faculdades, que independem de religião, a ser estudadas com ciência e filosofia e religião, pelo espiritismo , ou pela doutrina espírita kardecista .
Digo kardecista, porque todas as religiões e seitas que trabalham com a mediunidade e comunicação de espíritos , são confundidas com o espiritismo, pois o espiritismo foi a palavra usada por Allan Kardec, para ideias novas palavras novas.
O Espiritismo é a doutrina dos espíritos, e Espírita é aquele que é adepto da doutrina espírita. Muito confundido pelo leigo com cartomantes, os busiólogos, tarólogos, Umbanda, Quimbanda Candomblé e outras denominações que não são espiritismo, tem os seus nomes específicos.
Mas , por que as pessoas procuravam o espiritismo no passado ? Em primeiro lugar pela curiosidade , pelo fenômeno e pela dor... quem não evolui pelo amor evolui pela dor.
Saber mais sobre o Mundo espiritual e principalmente a esperança de poder falar com ente querido desencarnado, ou na linguagem popular , que já morreram, pois ninguém morre, muda de Dimensão.
Sessões mediúnicas que no passado eram abertas ao público, com portas fechadas, mas tinha um fácil acesso.
Nessas sessões a facilidade de comunicar com os entes queridos era muito grande a possibilidade, isso atraía as pessoas para as casas espíritas.
Com as organizações e as Federações, as proibições foram chegando, viu- se a necessidade de maior controle a esses acessos ao mundo espiritual, digo , à comunicação dos espíritos .
Principalmente, porque muitos segredos eram revelados pós-morte e as famílias ficavam sabendo através dos curiosos, isso trazia sérios embaraços.
Por outro lado os médiuns na sua grande maioria não estudavam a doutrina, exerciam mecanicamente as suas faculdades mediúnicas, o que era um problema , tanto para o médium como para os doutrinadores e muitos deles saiam para explorar financeiramente as suas faculdades.
Nem 8 nem 80 , nem a falta nem o exagero , as pessoas olhavam as Casas Espíritas , como templo, esse templo começou a mudar, nos dias de hoje, os pregadores passaram a ser professores, o templo se tornou sala de aula , até com Quadros e data show, não é uma crítica, mas uma constatação.
O Livro dos Espíritos , que eu li em um mês , hoje se leva três (3 ) anos em grupos de estudo para lê-lo.
Começam com 20 alunos e terminam com dois alunos ...As obras de Allan Kardec levaria 15 anos então para estudá-las em grupos de estudo ...Tempo de concluir 4 faculdades normais. Não é uma crítica , mas uma constatação.
Eu , então, que lí a Bíblia em um ano , 66 Livros , levaria quantos anos em grupo de estudo?
Creio que esse método precisa ser avaliado. Exemplos de seminários de faculdades que cada equipe apresenta um tema e lendo alguns livros para apresentar, dentre outros métodos pedagógicos.
Sem citar fundamentações teóricas mais uma constatação minha pessoal, de quem trabalha mais de meio século no espiritismo, com mais de 5.000 sessões mediúnicas registradas, ajudei a fundar Centro Espirita e fui Presidente de Casa, por diversas vezes. Acompanhei a evolução desse quadro.
As Casas Espíritas , que eram mal vistas no passado , insufladas por religiosos como a doutrina do demônio , e que deveria ser banida, hoje dão status, dizer que é espírita kardecista incentivados pela mídia que enaltece os exemplos de Chico Xavier e Divaldo Franco e outros grandes médiuns...Os iniciantes entusiasmados, partem para o espiritismo com muitas expectativas sociais, de reconhecimento social ... A pontuar são as brigas por cargos nas eleições de Diretoria.
Vale aqui lembrar, que fácil é o entusiasmo do primeiro impulso, comum , é o desencanto da terceira hora.
Exemplo dos alunos de medicina quando ingressam na faculdade e recebem um jaleco branco... Lembrei agora que tenho dois netos cursando medicina entraram com 17 anos , um deles já está na metade do curso, e cada vez que assiste uma cirurgia passa mal , só espero que ele como muitos, não chegue na hora de cortar cadáveres apodrecidos, tendo que lanchar olhando , não desista como uma grande maioria.
Mas, voltando ao assunto , as casas espíritas que antes recebiam obsidiados , possessos, loucos , mentes anatematizadas pelas forças espirituais negativas ou pela Alucinação psicótica , médiuns em desequilíbrios , orientações mediúnicas, desenvolvimento mediúnico , passes e radiações, choque anímico, tratamento pela fluidoterapia e etc.
Quando conseguiam uma comunicação com ente querido mudava a vida de uma pessoa , de uma família ...Hoje, se tornou muito difícil ...A Doutrina Espírita foi elitizada, e muita burocracia para fazer a caridade.
Ide e pregai a palavra, curai os enfermos e expulsai os demônios em meu nome , disse Jesus Cristo.
É isso que os seguidores do espiritismo, basicamente deveriam fazer nas casas espíritas ...Pregar a palavra pura, os ensinamentos de Jesus e dos Espíritos seus Mensageiros...Cura pela fluidoterapia da água Passes magnéticos , orações etc. E, a expulsão dos demônios chamados de espíritos menos esclarecidos , obsessores perigosos muitas vezes através das sessões mediúnicas e sessões de desobsessão, para pessoas vítimas desses espíritos, perderam muito das suas funções.
O Espiritismo Está se tornando assistencialismo, departamentos da prefeitura , não é aqui uma crítica, mas é uma constatação a ser estudada, já que Jesus disse que déssemos com a mão direita para que a esquerda não soubesse.
Seus Trabalhadores abnegados são ocupados o tempo inteiro com assistencialismo ...temos criações de ONGs, Lar de Idosos, distribuição de sopas etc. Não é uma crítica, e sim uma constatação.
Muitos trabalhadores não tem mais tempo na casa espírita para as principais funções do acolhimento espiritual.
Por outro lado os palestrantes quando vem para um Congresso ou seminário ou semanas espíritas , antes do nome , chega primeiro os títulos... Doutor nisso, mestre naquilo, pós-graduado em etc e tal.
Um verdadeiro conhecimento encastelado, que não passa dos muros das faculdades, nem sempre compreendido pelas pessoas comuns, a linguagem acadêmica por vezes se torna um problema a exemplo da Bíblia que era citada nas missas em latim.
Jesus falava na linguagem simples de pescadores e suas palavras estão aí até hoje.
Os espíritos disseram ,está no Livro dos Espíritos, que tudo que se simplifica, produz maiores resultados.
Ainda não chegamos ao ponto de pagarmos o dízimo ,as contribuições são voluntárias, algumas coisas boas ainda estão preservadas, graças a Deus.
Nosso irmão maior , o mestre Jesus , o Ser mais perfeito que Deus nos deu como modelo e guia , segundo os espíritos , não pregava em quatro paredes, mas Embaixo de uma árvore, altar da natureza, em cima de uma pedra etc. e nunca aceitou títulos , nem de Rei dos Judeus ...O único título que ele aceitou , foi de Mestre , quando aquele moço disse bom mestre , Ele respondeu: bom só o pai , mas mestre Sim, eu sou.
Ideias mirabolantes muitas vezes por iniciantes bem intencionados, causam sérios problemas, a exemplo de shows polêmicos. Houve caso de alugarem a casa espírita sob o pretexto de Caixa , evento, evento esse que no final fizeram uma comemoração com danças, bebidas espirituosas etc. dentro do templo.
Por tudo isso e muito mais pano para mangas que o espiritismo vem perdendo adébitos.
Por outro lado, as religiões que prometem um Céu fácil , um Céu que na maioria das vezes é vendido, a exemplo no século 12 da venda das indulgências, hoje se observa nas mediúnicas espíritos revoltados , alegando que quando encarnados. Deram dinheiro , com promessas em algumas religiões de um lugar no céu, cobrado por pastores mal intencionados. Essas religiões, tem crescido assustadoramente, explorando a fé do povo e enriquecendo seus líderes.
O Espiritismo por mostrar a verdade dura e fria , orientada pelos espíritos, perde para aqueles que prometem um Céu fácil, como se o céu fosse uma fortaleza, cercada e com um portão.
Temos observado em comunicações mediúnicas, religiosos muitas vezes, desencarnados , dizerem que não foram para o céu e que não viram Deus, como se o céu fosse uma Fortaleza com um portão e que Deus , a inteligência Suprema , causa primeira de todas as coisas, fosse conceder audiência, um velho barbudo poderoso sentado em um Trono.
Resta aos adeptos esperançosos, a palavra de um grande guia espiritual que disse : A Doutrina Espírita seguirá , com os homens , ou sem os homens, e apesar dos homens , porque ela não é obra dos homens, mas dos Espíritos.
Jesus disse : Amai-vos uns aos outros assim como eu vos tenho amado.
O Espírito verdade , disse: Espíritas amai-vos , eis o primeiro mandamento , instruí-vos , eis o segundo.
Texto de Luiz Bamberg
Pedagogo/Pesquisador