terça-feira, 19 de agosto de 2025

Quem foi Teive Argolo?

 




“O engenheiro baiano Miguel de Teive e Argollo nasceu em Salvador, em 10 de maio de 1851. Em 1867, Argollo entrou para o Rensselaer Polytechnic Institute, em Troy, Nova York. Em 1872, iniciou sua carreira como engenheiro assistente da Companhia Estrada de Ferro Sorocabana, em São Paulo, criada em 1870, mas as obras foram iniciadas em junho de 1872.


Em 1873, fez os estudos de exploração da Estrada de Ferro Conde d'Eu, na Paraíba, cuja concessão foi dada ao grupo do qual fazia parte outro engenheiro baiano, André Rebouças. Em 1874, Argollo entrou para o serviço público imperial, como engenheiro chefe. Participou de comissões para avaliação de projetos de engenharia.


Argollo assinou também um contrato para construir o ramal de Ouro Preto da Estada de Ferro D. Pedro II. Em 1883, Dom Pedro II concedeu-lhe o título de Comendador da Imperial Ordem da Rosa. Segundo os dados biográficos de Argollo no Instituto Rensselaer, ele não aceitou o título por ser republicano, entretanto, textos oficiais da época referem-se com frequência a Argollo como comendador.


Argollo também recebeu a patente de coronel honorário do exército. Ele foi engenheiro diretor e arrendatário da Estrada de Ferro do São Francisco, como gerente da empresa Argollo Aragão & Comp. e depois pela empresa Argollo Cardoso & Comp. (1901). Essa ferrovia partia de Alagoinhas e atendia as cidades de Serrinha, Senhor do Bonfim e Juazeiro.


Em 1879, ele deixou o serviço público e recebeu a concessão para construir e explorar a Ferrovia Bahia-Minas, uma idealização sua. Tornou-se o diretor geral da Companhia Estrada de Ferro Bahia e Minas. De a 1880 a 1882 ele construiu, como engenheiro chefe e concessionário, 142 km dessa ferrovia, que partia de Caravelas, no sul da Bahia. Todo o projeto e construção dessa ferrovia foi realizado sob sua direção, inaugurada em novembro de 1883. Em 1897, essa ferrovia foi transferida para o Estado de Minas Gerais.


Em 1909, Argollo fundou a Companhia Viação Geral da Bahia, junto com Jeronymo Teixeira de Alencar Lima e Austricliano Honório de Carvalho. Essa Companhia tinha a concessão das quatro principais estrada de ferro da Bahia: a Estrada de Ferro Centro-Oeste da Bahia, a Estrada de Ferro Bahia ao São Francisco, a Estrada de Ferro do São Francisco e a Estrada de Ferro Central da Bahia. De 1911 a 1913, essas estradas de ferro foram adquiridas por uma empresa franco-belga. Miguel de Teive e Argollo faleceu por volta de 1916 e deixou vários trabalhos de engenharia publicados.”


Fonte: Guia Geográfico - História da Bahia

Nenhum comentário:

Postar um comentário