quinta-feira, 15 de novembro de 2012

ESPIRITISMO- Espiritismo e Doutrinas (Por: Luiz Bamberg)



 Luiz Bamberg

Ao codificar a Doutrina Espírita (O Espiritismo), Kardec criou as palavras ESPÍRITA E ESPIRITISMO porque afirmava ele, para idéias novas palavras novas.

Nestes tempos, as criaturas buscam socorro em todos os lugares. Vão à igreja, aos templos, à sinagoga, ao centro espírita, ao terreiro, ao energizador, à  pirâmide, ao retiro.. É a dor conduzindo as pessoas à descoberta da fé. É necessário identificar cada doutrina pelo que prega e exemplifica para que tenha responsabilidade no que ensina.

Os espíritas nos preocupamos em informar que umbanda, quimbanda, candomblé não são espiritismo, já que até no Novo Dicionário de Aurélio Buarque de Holanda Ferreira há confusão. Ele ensina que umbanda á “forma cultural originada da assimilação de elementos religiosos afro-brasileiros, pelo espiritismo brasileiro urbano; magia branca”. Discordamos da expressão “espiritismo brasileiro urbano”, pois não há o rural, o de mesa branca ou qualquer outro. Há apenas, Espiritismo, que nada tem a ver com a umbanda e outras práticas.

O “candomblé”, diz o dicionarista, “é a religião dos negros ioruba, na Bahia; canguá. Qualquer das grandes festas dos orixás”. A Macumba é “sincretismo (reunião de idéias) afro-brasileiro, derivado do candomblé com elementos de várias religiões africanas, de indígenas brasileiros e do cristianismo (...) Por derivação magia negra”.

O candomblé chegou ao Brasil com escravos vindos da África. Era doutrina antiga naquele continente, com raízes desde o velho Egito. No Brasil, suas divindades foram identificadas como Jesus (Oxalá), São Jorge (Oxossi), Santa Bárbara (Iansã), a fim de que o clero concordasse na prática religiosa. Esses irmãos usam uniformes, incensos, velas, imagens, percussão, fumo, álcool, danças; enfim, simbologias. Usam ainda búzios e tarôs que embora respeitemos, não fazem parte do Espiritismo.

Nenhuma confusão deve ser feita com a Doutrina Espírita. Se uma casa se intitula, por exemplo, Centro Espírita de Umbanda Pai João, deveria chamar-se Centro Espiritualista de Umbanda Pai João, ou se desejar definir-se mais claramente. Tenda ou Centro de Umbanda Pai João. Ali as criaturas fazem e recebem caridade (Quando o dirigente é bem intencionado) distribuem amor (Penso) e atendem a grande número de pessoas em aflição. É também importante trabalho cristão (Quando a umbanda é evoluída, tem filosofia).

O Espiritismo, não usa velas, incenso, imagens, matanças de animais, nem rituais específicos, seus Centros Espíritas mais parecem uma escola sem quadro negro (As vezes tem, Retroprojetor etc.), uma grande sala vazia se não fosse as cadeiras e as vezes uma mesa (Que não é branca, como me perguntou o Professor Paulo Machado- Dr. Em educação- da Universidade do Estado da Bahia – Uneb, a quem eu chamo de  “ Profi. ”, nem só usa toalha branca, como me inquiriu o mesmo, pode ser até sem toalha, o gosto é do dirigente).

Enquanto os adeptos da umbanda, quimbanda e candomblé, tarólogos, teólogos, videntes, buziólogos, cartomantes e quiromantes se auto-intitulam espíritas, o espírita sofistica denominando-se espiritualista,o que nada define, uma vez que o espírita acredita na reencarnação que é a base da doutrina. Não podemos usar disfarces pretendendo ser paranormal, sensitivo, parapsicólogo, extrassensorial ou que tais, mas assumir claramente a posição que nos deixe coerentes com o que defendemos.

O Espiritismo tem como base: A Crença em Deus; na imortalidade da Alma; na comunicabilidade dos Espíritos (Mortos?) na Reencarnação (Nascimento, retorno do Espírito à vida corpórea em novo corpo que se gera); na Pluralidade dos Mundos habitados; e no Evangelho de Jesus.

Allan Kardec quando divulgou o Livro dos Espíritos com 500 perguntas respondidas pelos espíritos e logo depois mais 528 num total de 1028 perguntas respondidas por eles, disse que o Espiritismo era o Consolador prometido por Jesus (Está nos evangelhos) e o Espírito que coordenou essas respostas disse chamar-se Espírito Verdade (A Vinda do Espírito verdade está nos evangelhos , na Bíblia) Aquele que viria explicar as suas lições, pois a Humanidade ainda não podia entendê-lo, há 2000 anos atrás.


A Continuar como vamos, será necessário que os Centros Kardecistas  tenham afixado um cartaz, dizendo:

AQUI PRATICAMOS O ESPIRITISMO; ESPIRITISMO É A DOUTRINA DOS ESPÍRITOS CODIFICADA POR ALLAN KARDEC.


Luiz Bamberg,
Considerações sobre a doutrina dos espíritos (O Espiritismo)
Pedagogo pela Universidade do Estado da Bahia- Uneb
Autor da Monografia Inédita- A Pedagogia do Espiritismo
Trabalho registrado na Universidade do Estado da Bahia
Uneb-Campus VII- Senhor do Bonfim-Bahia-Brazil



Nenhum comentário:

Postar um comentário