sexta-feira, 23 de novembro de 2012

Lideranças femininas do candomblé serão homenageadas em livro



A liderança feminina nos terreiros de candomblé, o trabalho das yalorixás baianas para afirmação negra e combate à intolerância religiosa serão destaque do livro “Mulheres de Axé”. O projeto será viabilizado por meio de convênio assinado nesta terça (20), em Salvador, entre Governo do Estado e ONG Ação pela Cidadania. O ato aconteceu no Dique do Tororó, após a tradicional Alvorada dos Ojás, ritual das religiões de matriz africana, que envolveu as árvores do entorno com a cor branca, num pedido de paz para a Bahia.
 
A titular da Secretaria de Políticas para as Mulheres (SPM), Lúcia Barbosa, disse que a iniciativa de apoiar a publicação faz parte do esforço do Estado para promoção e visibilidade das mulheres negras. “Elas sofrem tripla discriminação. Pela raça, gênero e religião que professam”, comentou, lembrando que a ação é associada aos 16 Dias de Ativismo pelo Fim da Violência e à série de atividades do Novembro Negro.
 
A publicação vai reunir textos e fotos sobre a história de 150 yalorixás de Salvador e Região Metropolitana, além do Recôncavo. “É uma maneira inteligente de utilizar a literatura. Reforça a ideia de que educação é o caminho para as transformações”, comentou a ebomi Sandra Bispo, do terreiro Casa de Oxumaré e do Movimento Negro Unificado (MNU). Além da SPM, a Secretaria de Promoção da Igualdade Racial (Sepromi) e Casa Civil fazem parte da parceria.




Fotos: Kleidir Costa/SPM

Contatos:
Secretaria de Políticas para as Mulheres (SPM)
Ascom – 71 3117-2818

Nenhum comentário:

Postar um comentário