terça-feira, 20 de novembro de 2012

20 DE NOVEMBRO: DIA DA CONSCIÊNCIA NEGRA

Estátua do Escravo na entrada de Tijuaçú
José Gonçalves
20 DE NOVEMBRO: DIA DA CONSCIÊNCIA NEGRA

Entre os séculos XVII e XIX, numerosos quilombos foram organizados no Brasil. O mais famoso de todos foi o Quilombo dos Palmares, considerado o mais importante movimento de resistência negra do Brasil.

Palmares se estendeu por vastas regiões do atual estado de Alagoas e durou 95 anos (1600 a 1695). Sua população chegou a atingir a cifra de 50 mil pessoas.

Ali, encravados entre as serras, os negros que fugiam da escravidão encontravam proteção natural para construir suas aldeias. Livre do jugo dos senhores, eles contavam com uma produção agrícola que garantia a sua sustentação. O excedente era trocado por artigos que eles não produziam, como tecidos, armas, etc.

Zumbi, o líder maior do movimento, nasceu nos Palmares no ano de 1655 e com poucos meses foi entregue ao Padre Antônio de Melo da freguesia de Porto Calvo, que o criou e o educou. Em 1670, fez-se líder do Quilombo, onde se tornou general.

Os donos do poder colonial sentiram-se ameaçados e investiram contra o Quilombo. Sucessivas expedições foram mandadas contra os quilombolas. Depois de três anos de resistência, os negros foram derrotados pelo famoso bandeirante Domingo Jorge Velho. Em 20 de novembro de 1695, tombava o grande líder, Zumbi. O herói foi esquartejado e sua cabeça colocada num poste na praça central de Olinda, na então província de Pernambuco.

José Gonçalves do Nascimento

Nenhum comentário:

Postar um comentário