quinta-feira, 4 de maio de 2017

BONFIM:Em novo livro de crônicas, amigos falam do amor em sua diversidade



Seis anos atrás dois amigos reuniam-se para relembrar passagens importantes da vida de cada um. A conversa foi gravada e publicada na íntegra em um livretocujo título, Iludidos,não só resumiu o espírito poético e confessional dos compadres, como também os “batizou”. O fotógrafo e escritor Marcos Cesário, 42, e o cronista e dramaturgo Edmar Conceição, 40,passaram a se referir intimamente desta forma desde então.
Certos de que havia algo mais a ser dito acabaramdecidindo lançar outro livro, desta vez só de crônicas e notas. A Caminho do Amor(Chiado Editora; 156 páginas)é considerado por Cesário uma extensão das confissões expostas no primeiro livro.
Na recém-lançada obra foram compartilhadas 63 crônicas, cuja disposição sugere uma “conversa” entre os textos. Ao leitor mais atento, os autores escreveram suas experiênciase percepções e as dispuseram sob uma linha de proximidade de vivências, nas quais os fatos mudam, mas não os sentimentos, representados por uma diversidade de situações que permitem pensaras variáveis do sentimento mais intrigante das relações humanas.
 “A Caminho do Amor é uma coletânea de trilhas que exploraram o horizonte plural do amor, cada caminho com seus próprios mistérios, reminiscências, subsolos, fendas, encontros, perdas e sonhos”, conta Edmar.“Nos revelamos sem muitas amarras e, assim, tentamos mais uma vez um encontro para alguns reencontros mais íntimos e mais nítidos com os leitores”, diz Cesário.
Nesta nova parceria os autores seguem uma fórmula que deu certo. O teor confessional dos textos, a fala em primeira pessoa e o tom de quem conta para ter, ainda que não se ouça de imediato, os ecos das vivências daqueles que estão imersos na leitura é a grande aposta. Com esse objetivo Marcos Cesário e Edmar Conceição trazem à superfície, de forma delicada,temas que sempre permeiam o universo humano envolto por tensões, preconceitos e receios, como: o câncer, a homossexualidade, o suicídio, o ciúme, o crime passional, a separação e a morte. Temas leves e bem-humorados também compõem a obra. Os autoresnão deixaram de abordar sob a ótica do amor,a amizade, a infância, a poesia, além de aspectos que a vivência cotidiana revela para quem está atento a ela.
Questionado como o amor pode estar presente em temas tão avessos, Marcos Cesário explicou: “Em todas as crônicas e notasnós tratamos o amor com um olhar de quem vive e amaou fala do olhar de quem sofre e de quem ama. O olhar é sempre o olhar de, e para quem ama. Todas as notas e crônicas buscam este caminho”.

Onde comprar – O livro já está disponível no site da Chiado Editora (www.chiadoeditora.com). E em breve também estará disponível nas principais livrarias brasileiras e portuguesas.O leitor pode adquiri-lo nas versões impressa (R$31,00) e e-book(R$9,00).
Site oficialwww.acaminhodoamor.com
Também disponível em:www.livrariacultura.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário