quarta-feira, 31 de maio de 2017

BONFIM:População vivencia a história de Senhor do Bonfim no dia do Patrimônio







Como parte da programação das celebrações pelo aniversário de 132 anos de emancipação política de Senhor do Bonfim, a prefeitura por meio da Secretaria de Educação realizou nesta quarta-feira (24) o “Dia do Patrimônio”, uma ação de educação patrimonial, cultural e de resgate das origens do cidadão bonfinense, que levou estudantes e a população em geral a uma viagem no tempo, mostrando lugares e contando a história de pessoas que tiveram papel determinante para Senhor do Bonfim, desde a sua origem as margens da lagoa habitada por tropeiros, até os dias atuais.

A abertura do Dia do Patrimônio aconteceu na Praça Nova do Congresso com apresentações de grupos de quadrilha junina das escolas do município, e musicais como dos meninos do Instituto Psicopedagógico de Senhor do Bonfim – IPPB que cantaram o hino de Senhor do Bonfim. Foram montados diversos stands com exposições de quadros, artesanatos e distribuição de brindes. O Prefeito Carlos Brasileiro acompanhado do seu vice Zé Antônio, secretários de governo e vereadores abriu o evento falando do resgate da cultura bonfinense. “O tema, Bonfim: Um museu de grandes novidades foi uma boa sacada da secretária de educação Cristiane Maia e do professor da UNEB Reginaldo Carvalho. Por que tem gente que mora em Bonfim e não conhece determinados patrimônios que foram construídos pelos nossos ancestrais, antigos prefeitos e entidades. E junto com membros do governo irei visitar o nosso patrimônio”, finalizou o prefeito.

O passeio pela história de Senhor do Bonfim partia da Praça Nova do Congresso com rotas diferenciadas passando pelos 41 pontos de visitação espalhados por todo o município. Essa ação foi realizada das 8h às 17h e de maneira gratuita. Cada ponto visitado contava com guias formados por alunos e profissionais de educação para mostrar a história do local visitado ou do personagem em exibição, orientando sobre seus feitos que propiciaram o seu ingresso na história do município.

O prefeito que esteve acompanhado da secretária de educação Cristiane Maia visitou diversos pontos históricos do município, tendo seu início no Colégio Estadual de Senhor do Bonfim – CESB, que contou a historia desta unidade escolar desde a sua fundação como Colégio dos Maristas até hoje. Foram homenageadas grandes personalidades que passaram pela instituição e ficaram marcadas em sua história como a ex-diretora Olga Campos de Menezes, o compositor e maestro Fernando Dantas. O prefeito que também foi aluno se despediu do passeio ao som do coral Orquestra da Saudade.

O segundo ponto visitado foi o centenário prédio da Prefeitura de Senhor do Bonfim, nessa segunda etapa do passeio acompanhado da Presidente do Conselho Municipal de Educação, professora Norma Leite foi contada a história do prédio que já abrigou a cadeia municipal e câmara de vereadores, além de todos os prefeitos que já governaram o município. O prefeito acompanhou também apresentações de dança dos alunos da Escola Municipal de Cariacá e da Fanfarra da Escola Municipal Herculano Almeida Lima.

O prefeito juntamente com a secretária Cristiane Maia e a superintendente pedagógica Dulcineia Medeiros passaram ainda por pontos importantes da cidade que contam um pouco da sua história ao longo dos anos como:

A Igreja presbiteriana Lírio dos Vales, que completa esse ano o seu centenário;

O Clube União e Recreio que também falou dos tempos áureos de seu funcionamento e promoveu exposição com fotografias históricas contando passagens importantes dos seus 122 anos de fundação;

Cine Teatro São José que funcionou de 1927 a 1984 no prédio em frente à Praça Dr. Antônio Gonçalves onde atualmente funciona uma igreja evangélica;

Cemitério São Marcos, nesse ponto o prefeito visitou túmulos de cidadãos importantes na história do município como: do poeta e patrono da ACLASB, Deraldo Felix Martins, do diretor e dramaturgo, José de Souza Carvalho (Zé Almerinda);

6º Batalhão de Policia Militar, aqui conhecu a história da corporação em Senhor do Bonfim através de fotografias e exposição de equipamentos de uso restrito da polícia.

O passeio cultural foi finalizado em dois pontos marcantes para a cidade. O penúltimo ponto visitado foi a Praça da Lagoa local que deu origem ao município. Nesse ponto foi contada através de apresentações teatrais a história da colonização do local que está diretamente relacionada à busca de ouro e pedras preciosas. O local abrigava uma rancharia de tropeiros no século XVII, servindo de pouso para vaqueiros, bandeirantes e desbravadores que transitavam naquela Região.

O passeio histórico encerrou-se no prédio do Bispado, onde todos puderam ver a exposição de fotos antigas do prédio do bispado antes da restauração e conhecer a história dos bispos que passaram pelo município. O passeio findou-se com um tour pelas dependências do Bispado, guiado pelo próprio Bispo Dom Francisco Canindé Palhano.

Ao final do Dia do Patrimônio a secretária de educação Cristiane Maia falou sobre a realização do evento: “O projeto-Bonfim: um museu de grandes novidades tem o objetivo não só de propiciar o resgate histórico do patrimônio, mas também de despertar no povo bonfinense o sentimento de pertencimento à Terra do Bom Começo, à Vila Nova da Rainha – a nossa Senhor do Bonfim! A ideia é que futuramente o projeto seja incluído na proposta curricular do município.

--

Nenhum comentário:

Postar um comentário