quinta-feira, 16 de dezembro de 2021

Abertura do mercado de gás anima setor industrial pernambucano e impulsiona recuperação econômica

 


partir de 2022, as indústrias de Pernambuco terão acesso facilitado ao mercado livre de gás. Isso porque, depois de ampla defesa da Federação das Indústrias do Estado de Pernambuco (FIEPE), a Assembleia Legislativa de Pernambuco aprovou, ontem (15/12), o Projeto Lei 2775/2021, do Governo do Estado, que prevê que uma empresa que consome a partir de 50 mil metros cúbicos por dia (m³/dia) possa buscar livremente esse insumo com outros fornecedores. Antes, essa permissão estava limitada às empresas que consomem a partir de 500 mil m³/dia.


Na análise do presidente do Sistema FIEPE, Ricardo Essinger, a aprovação da Lei vai trazer, no longo prazo, mais competitividade ao mercado, já que mais indústrias terão acesso a um gás cujo valor é mais atrativo. “Debatemos esse tema desde 2017, quando o setor produtivo passou a discutir mais sobre a necessidade de levar este insumo ao máximo de indústria possível”, disse Essinger. 


Na prática, será assim: a partir de 2022, todas as indústrias que consumirem mais de 50 mil metros cúbicos por dia poderão comprar de qualquer empresa fornecedora e não somente da concessionária de gás do Estado. A ideia é que essa decisão gere mais oferta, concorrência e, naturalmente, redução no custo final do gás. 


projeto permite ainda que o acesso seja feito de modo escalonado com o passar dos anos. Em 2024, todas as empresas com consumo superior a 30 mil m³/dia serão contempladas e, em 2025, essa decisão será ampliada para qualquer empresa que tenha consumo acima de 10 mil m³/dia. 


FIEPE sempre foi uma grande defensora do projeto e trabalhou em diversas frentes para que esse projeto fosse aprovado. É tanto que a Federação criou um Grupo de Trabalho (GT) do Gás para traçar estratégias juntamente com as maiores consumidoras do Estado e estreitar o diálogo com a Assembleia Legislativa do Estado (Alepe), por meio do seu presidente, Eriberto Medeiros, e com o executivo estadual, através da própria Copergás. O impacto dessa decisão anima bastante o segmento, já que mais empresas terão o livre arbítrio para comprar o seu próprio gás. O projeto segue para sanção do governador.*Clas Comunicação e Marketing*


Fonte: Nonatonoticias 


Nenhum comentário:

Postar um comentário