domingo, 8 de março de 2020

ESPIRITISMO – O CORONAVÍRUS E OS RESGATES COLETIVOS.


Por:Luiz Bamberg
“O Mal nem sempre é um mal é que só pensamos em nós mesmos e no momento que passamos” (Livro dos Espíritos – Allan Kardec). Ensinamento dos Espíritos, transmitidos a Allan Kardec, o Codificador do Espiritismo, que segundo o mesmo, a Doutrina dos Espíritos, seria o “Consolador” prometido por Jesus Cristo, há mais de 2000 anos atrás.

Nesse Sentido, historicamente temos visto inúmeros exemplos de Flagelos que serviram como freios para a Humanidade, freios esses que focaram nos desregramentos a que a humanidade se deixou levar em épocas diferentes. Temos como exemplo as famosas Cidades de Sodoma e Gomorra, citadas na Bíblia, que teriam sido destruídas pela “Ira de Deus”, quando se concebia um Deus Irado. Já para alguns adeptos da Ufologia, as citadas Cidades teriam sido destruídas por Bombas atômicas por seres Alienígenas. 

O fato segundo o que consta na Bíblia, é que foram destruídas porque seus habitantes teriam se entregados a uma série de desregramentos Imorais.

Não muito distante no tempo, tivemos algumas pandemias marcantes, que deixaram milhares de vítimas, um verdadeiro Resgate Coletivo, a exemplo da Gripe Espanhola que ceifou a vida de milhões de pessoas.

Gripe de 1918 (frequentemente citada como Gripe Espanhola) foi uma pandemia do vírus influenza que se espalhou por quase toda parte do mundo.[1] Foi causada por uma virulência incomum e frequentemente mortal de uma estirpe do vírus Influenza A do subtipo H1N1.
Vitimando entre 50 e 100 milhões de pessoas pelo mundo (ou até 5% da população mundial), foi a pandemia mais letal da história da humanidade

A Gripe Espanhola no Imaginário Social

No clima de horror e desespero gerado pela pandemia, havia diversas explicações para o seu acontecimento. Três versões rondavam o imaginário social ocidental[9]:
1.   Devido a sua matriz judaico-cristã, no Ocidente há quem pensasse que o apocalipse estava por vir. A guerra e a peste seriam então, uma punição divina pelos pecados cometidos, pela falta de religião, pela devassidão e pelo materialismo.
2.   Com base em crenças ancestrais e em antigas teorias médicas, a passagem de três cometas foi acusada de ser responsável pela guerra, doença e fome
3.   A guerra levou a alguns a a creditarem a contaminação aos inimigos bélicos.

Vemos aí que existe a crença por parte dos povos principalmente os que professam a Religião Cristã, de uma punição Divina, pelos pecados cometidos pela humanidade em épocas diferentes, como purgação.

Tivemos a época da Tuberculose, doença que era incurável na época, e que segundo especialistas, é uma doença que atinge os Românticos, e que atingiu muito os Boêmios, que levavam a vida nos Bares da Vida.

Jehovah te ferirá de tísica e de febre.
Deuteronômio. Cap. 28. Ver. 22.

No curso de milhares de anos a Tuberculose encerrou mensagem ainda não totalmente decifrada. Pela sua influência cultural, seus efeitos sobre a obra humana, suas implicações históricas, sociais, econômicas e políticas, constitui modelo científico peculiar. Modernamente continua causando as maiores devastações. Seu valor epistemológico é imenso. Misteriosa e ameaçadora permanece o paradigma dos temores das paixões e dos conhecimentos humanos.
La Tuberculose. Jacques Chretien.

De Tempos em Tempos, quando se descobre a cura de uma doença, surge outra ainda não conhecida, foi assim, que ao se descobrir a cura para a tuberculose, surge uma doença nova no final do Século XX, a AIDS (Síndrome da Imuno Deficiência Adquirida). A AIDS é causada pelo vírus HIV, que interfere na capacidade do organismo de combater infecções.
A epidemia brasileira é concentrada em alguns segmentos populacionais que, muitas vezes, estão inseridos em contextos que aumentam suas vulnerabilidades e apresentam prevalência para o HIV superior à média nacional, que é de 0,4%. https://saude.gov.br/saude-de-a-z/aids-hiv

Quem não lembra dos chamados Grupos de Risco? Desde a sua descoberta, em 1981, o HIV/Aids matou mais de 35 milhões de pessoas.

Eis que agora surge no ano de 2019, um vírus que surgiu na China, chamado de Coronavírus, ou COVID-19, que assustou os países Asiáticos em especial, como a Europa e os Estados Unidos. Se dissemina rápido e preocupa as Autoridades responsáveis pelas Nações, como também pelos seus habitantes.

Preocupados com a epidemia a China construiu um Hospital com mais de 3000 leitos para receber os contagiados, em apenas 10 (Dez) dias, um recorde histórico, uma verdadeira operação de Guerra, desta vez a Guerra bacteriológica.

O Resto do Mundo, o alerta foi instalado, a imprensa foi acionada, as Autoridades da Saúde foram convocadas, os Governantes se viram numa situação preocupante.

Como dizia Einstein, “É Importante questionar, devemos estar sempre questionando”, e segundo os Espíritos, tudo tem um “por que”, Vamos aqui refletir e questionar, os motivos que a humanidade estaria dando, para que a Espiritualidade Maior, os representantes da “Inteligência Suprema, a Causa primeira de todas as coisas (Deus?) ” Tenha lançado um Projeto na área do microcosmo, para frear os desequilíbrios da humanidade na corrida armamentista e nas exibições de poder, pelo poder se mata e se morre. Um alerta para aqueles que querem ser mais que Deus. Bem como para haver resgates coletivos de Espíritos encarnados, com Carmas semelhantes, comprometidos no mesmo delito,

O Quadro ameaçador, se desenrolou nessas disputas de poder, tendo como pivô, os interesses comerciais, principalmente o petróleo. Para isso, Mísseis e ameaças de Ogivas Nucleares, nas mãos de Governantes que portavam disparadores portáteis eletrônicos, eram notícias diárias nos Jornais televisivos em todo o Mundo, uma crescente ameaça que estaria levando a uma 3ª Guerra Mundial e suas consequências para toda a humanidade.

“O Mal nem sempre é um mal, é que só pensamos em nós mesmos e no momento que passamos” (Livro dos Espíritos).

Com o surgimento do Coronavírus, não se escuta mais nos jornais televisivos e na imprensa em geral, notícias sobre mísseis, ou possibilidades de Guerra, a não ser a guerra contra o Coronavírus – COVID - 19. 

O Brasil, Coração do Mundo, Pátria do Evangelho, Celeiro Espiritual da Humanidade, não tem o que temer, apenas os cuidados necessários em tempos de chuva com os respingos.


 Brasil, Coração do Mundo, Pátria do Evangelho[1] é uma obra mediúnicapsicografada pelo médium mineiro Francisco Cândido Xavier, assinada pelo espírito Humberto de Campos. A primeira edição foi publicada no ano de 1938 pela Federação Espírita Brasileira. https://pt.wikipedia.org/wiki/Brasil,_Cora%C3%A7%C3%A3o_do_Mundo,_P%C3%A1tria_do_Evangelho.


Texto Escrito por: Luiz Bamberg
Autor da Pedagogia do Espiritismo

Trabalho Monográfico 
UNEB- Campus VII     












Nenhum comentário:

Postar um comentário