terça-feira, 3 de março de 2020

Sobe para 17 número de casos suspeitos de coronavírus na Bahia



É o segundo boletim divulgado nesta segunda (2); no primeiro eram 15 casos suspeitos 


      (Betto Jr./CORREIO)

O número de casos suspeitos do novo coronavírus na Bahia subiu para 17, informaram a Secretaria da Saúde do Estado (Sesab) e a Secretaria de Saúde de Salvador (SMS). O boletim mais recente engloba as ocorrências registradas até as 17h desta segunda-feira (2). Nos dados divulgados pela manhã, as pastas tinham notificado 15 pacientes passíveis de possuir a enfermidade viral.
Dos casos suspeitos, sete foram registrados em Salvador. Em Vitória da Conquista, outros cinco pacientes esperam a análise dos exames para a doença. O município de Camaçari possui duas suspeitas. As cidades de Ilhéus, Jequié e Lauro de Freitas possuem um enfermo com suspeita de ter Covid-19 cada.
Divulgado às 16h30 desta segunda, o boletim mais recente do Ministério da Saúde sobre a notificação da doença viral aponta que a Bahia possui 9 casos suspeitos da enfermidade.
Ainda de acordo com as secretarias, de janeiro até esta segunda, a Bahia teve 49 casos notificados com suspeita clínica de infecção pelo novo coronavírus, sendo 21 excluídos por não se enquadrarem no protocolo do Ministério da Saúde e 11 descartados laboratorialmente.
Os municípios notificantes foram Camaçari, Feira de Santana, Ilhéus, Itabuna, Jacaraci, Jequié, Lauro de Freitas, Salvador, Teixeira de Freitas, Tucano e Vitória da Conquista. Estes números representam notificações oficiais compiladas pelo Centro de Informações Estratégicas em Vigilância em Saúde da Bahia (Cievs-BA) em conjunto com os Cievs municipais.
O diagnóstico do coronavírus é feito com a coleta de materiais respiratórios (aspiração de vias aéreas ou indução de escarro). Na suspeita de coronavírus, é necessária a coleta de duas amostras, que serão encaminhadas com urgência para o Laboratório Central de Saúde Pública (Lacen-BA).
Para confirmar a doença, é necessário realizar exames de biologia molecular que detecte o genoma viral. O diagnóstico do coronavírus é feito com a coleta de amostra, que está indicada sempre que ocorrer a identificação de caso suspeito.
As pastas ressaltam que os números são dinâmicos e podem mudar na medida em que as investigações clínicas e epidemiológicas avançam.

Atualmente os países com transmissão local do coronavírus são: Alemanha, Austrália, Emirados Árabes, Filipinas, França, Irã, Itália, Malásia, Japão, Singapura, Coreia do Sul, Coreia do Norte, Tailândia, Vietnã e Camboja, além da China.

Fonte Correio


Nenhum comentário:

Postar um comentário