terça-feira, 24 de março de 2020

Vírus imortal - por Marcos Cesário




       Agora este coronavírus que aparece e nos deixa, temporariamente, mais humildes em relação ao que chamamos, arrogantemente, de civilização. Esta pandemia que entrou em nossa época e em nossas casas.
O que vamos fazer?
O que temos que fazer?
Somos capazes de fazer o quê?
      Os governantes estão meio desgovernados. Os governados estão, como sempre, desorientados. E os que tentam governar a si mesmos estão ainda mais céticos quanto às próprias capacidades de acreditar que são maiores do que realmente são.
Escolas, igrejas, instituições e eventos que aglomeram pessoas estão suspendendo suas atividades. Algumas pessoas estão, como podem e quando podem, estocando álcool em gel e se recolhendo em suas casas, mas o álcool em gel não esteriliza as dúvidas, os medos... O mundo está parando para olhar, de perto, sua própria fragilidade.
  De tempos em tempos, o mundo e os “mundinhos” vivem pânicos semelhantes e descobrem que só podem salvar a si mesmos se salvarem o resto do mundo. Passado o medo, o desespero, voltamos ao nosso mundinho egocêntrico e vivemos por lá por mais alguns anos. Isto tudo vai passar e nossa ignorância vai persistir. A burrice humana é um vírus incurável e que, por séculos e séculos, persiste. Para nossa tristeza a estupidez é um vírus imortal.
   Bem, aqui estamos, nós, expostos aos nossos velhos medos e a este novo-velho vírus.

Nenhum comentário:

Postar um comentário