terça-feira, 19 de junho de 2012

6º BPM apresenta seu planejamento de segurança para o São João e São Pedro da região



 Foi realizado na manha desta terça-feira, 19, no auditório do Hotel Novo Leste solenidade de apresentação do Planejamento de Segurança para as festas de São João e São Pedro da área do 6º Batalhão da Polícia Militar. Esse evento teve como objetivo apresentar as medidas de segurança e atuação durante os festejos juninos da área de atuação do 6º Batalhão da Polícia Militar da Bahia, mais especificamente o São João de Senhor do Bonfim e Jaguarari e São Pedro em Jaguarari e Andorinha, no ano de 2012, bem como a apresentação de dados referentes à atuação da Policia Militar no ano passado durante os festejos juninos de 2011. “O São João de Senhor do Bonfim é o mais tranqüilo da Bahia e tem o povo mais hospitaleiro do Brasil. È por esses e outros motivos que temos o titulo de capital baiana do forró.” Falou Claudio Nunes – Sec. de Administração e Coordenador do São João 2012

Atuação - O Comando Geral da PM e o Comando de Policiamento Regional Norte, têm a incumbência de coordenar as ações de segurança pública, na região norte da Bahia, bem como o Comandante do 6º Batalhão da Polícia Militar, responsável direto pelas ações de segurança pública nas cidades de Senhor do Bonfim; Andorinha; Jaguarari; Filadélfia; Itiúba; Ponto Novo; Cansanção; Queimadas; Nordestina e Juazeiro (povoado de Abóbora) que fazem parte da responsabilidade territorial desta Unidade vê desenvolvendo ações voltadas ao planejamento do emprego do policiamento ostensivo fardado, nas festas juninas que ocorrerão no ano de 2012. Este trabalho inclui a atuação de toda equipe técnica que faz parte do staff do 6º Batalhão e que participa da elaboração de um Plano Operacional, visando ordenar, tanto operacionalmente quanto administrativamente, os trabalhos destinados à preservação da ordem pública cotidiana e extraordinária, como se fará necessário em, pelo menos, três grandes cidades de nossa região: Senhor do Bonfim, Jaguarari e Andorinha.
Missão Constitucional - Art. 144. A segurança pública, dever do Estado, direito e responsabilidade de todos, é exercida para a preservação da ordem pública e da incolumidade das pessoas e do patrimônio, através dos seguintes órgãos:
V - polícias militares e corpos de bombeiros militares.
§ 5º - às polícias militares cabem a polícia ostensiva e a preservação da ordem pública.
Instituições Parceiras:
      Corpo de Bombeiros Militar
       Polícia Civil
       Polícia Rodoviária Federal
       Poder Judiciário
       Ministério Público
       Departamento de Polícia Técnica
       Conselho Tutelar;
       Prefeitura Municipal;
       CIRETRAN

Hipóteses de Atuação:

      “Pessoas” que propositadamente provocam desordens e lesões em transeuntes usando fogos de artifício.
       Criminosos comuns que praticam pequenos delitos (roubos e furtos).
       Traficantes e usuários de drogas.
       Pessoas alcoolizadas com ânimos exaltados.
       Desordeiros contumazes praticando agressões.
      Motoristas sob efeito de substância psicoativa dirigindo perigosamente e em desacordo com as normas de trânsito.
       Pessoas portando armas de fogo     ilegalmente, inclusive policiais.
       Grupos promovendo arrastões, sobretudo no final dos eventos.
       Crianças e adolescentes flagrados no cometimento de ato infracional.
      Apoio policial aos demais agentes públicos quando imprescindível para a execução de seu labor e cumprimento da lei (SAMU, Conselho Tutelar, Juizado de Menores, PRF, entre outros).

Policiamento Ordinário - Assim sendo, diariamente serão empregados em regime ordinário de trabalho cerca de 100 Policiais Militares por dia em toda área de responsabilidade do 6º BPM.
Policiamento Extraordinário - Embora a atenção principal nesse período esteja voltada para o policiamento nos eventos, não se pode olvidar da preservação do policiamento ordinário, por isso algumas Unidades Operacionais do CPRN reforçarão o efetivo do 6º BPM com aproximadamente 140 Policiais Militares, a fim de que não haja impacto negativo no desenvolvimento das ações rotineiramente realizadas pela unidade.
Unidades Operacionais:
      6º BPM
       9º GBM (Subgrupamento de Bombeiros Militares)
       CIPE – Caatinga (CPAC)
       Batalhão de Polícia Rodoviária
       54ª CIPM (Campo Formoso)
       73ª CIPM e 76ª CIPM (Juazeiro)
       CETO/CPRN
       Coordenadoria de Missões Especiais - CME

Ações do 6º BPM:

      Intensificar as abordagens.
      Intensificar o moto patrulhamento.
      Intensificar o policiamento extraordinário.
      Manter o efetivo operacional ordinário.
      Manter abertos os postos de serviço ordinários.

Supervisão e Coordenação:

Supervisão Geral - Ten Cel PM José Anselmo Moreira Bispo
Supervisão - Maj PM Sidney Carvalho de Lima
Coordenação (São João de Senhor do Bonfim) - Cap PM Irlam Gouveia de Mattos
Coordenação (São João de Jaguarari e São Pedro em Andorinha e Pilar) - Cap PM Lizandro Santos do Rosário

Presentes a solenidade: o vice-prefeito de Senhor do Bonfim Dr. Aurélio Soares, Claudionor Peixinho – Sec. de Indústria e Comércio, Joel de Sena – Assessor de Comunicação, Ten Cel PM José Anselmo Moreira Bispo, o Juiz – Tardele Cerqueira Boa Ventura, a Promotora Ítala Suzana, Felipe Neri – Coordenador Regional da Policia Civil, Augusto Cesar Salgado – Coordenador do DMtrans, alem de representantes do Banco do Nordeste, Sebrae, Juizado de Menores, Conselho Tutelar, 28º Dires, entre outras autoridades.

Governo Cuidando da Nossa Gente
Assessoria de Comunicação Social
ASCOM BONFIM


Nenhum comentário:

Postar um comentário