sexta-feira, 22 de novembro de 2013

20 de Novembro DIA DA CONCIENCIA NEGRA...

Comunidade Quilombola - Tijuaçu












20 de Novembro DIA DA CONCIENCIA NEGRA...
TIJUAÇU, Comunidade Quilombola fundada por volta de 1800, por três escravas que fugiram das senzalas de Salvador. Duas delas tomaram outros destinos, ficando aqui apenas Mariinha Rodrigues. O primeiro nome do povoado foi Fazenda Lagarto. Com o crescimento da comunidade, foi elevado a categoria de Distrito recebendo o nome de TIJUAÇU, que na língua indígena Tupi-Guarani significa “LAGARTO GRANDE”.
Hoje, dentro dos Territórios Quilombolas, Tijuaçu é uma das comunidades mais organizadas do Brasil, produzimos O ACARAJÉ mais gostoso da região, preservamos uma cultura muito rica e diversificada, temos como destaque o nosso SAMBA DE LATA, conhecido mundialmente como uma das maiores manifestações culturais do Brasil, alem da Dança-do-Corta-Cana, Dança-do-Parentesco, Latinha-da-Mamãe entre outras... e suas Associações Quilombolas que lutam para manter viva a Cultura, a Historia e a resistência desse povo lutador.
O nosso profundo agradecimento ao Prefeito Paulo Machado, ao Deputado Federal Luis Alberto e ao Mandato do Negão (Vereador Carlos de Tijuaçu) pela conquista desta obra e pelos empenhos e dedicação dos seus mandatos á nossa comunidade
Texto elaborada como Cartilha Oficial da Comunidade
Por: Suzana Fagundes(Pedagoga) Ilca dos Santos(Historiadora) Dinha (Colaboradora) Detinha(Colaboradora) Luizete Rodrigues(Presidente da Associação Quilombola) Valmir dos Santos(Presidente do Conselho Estadual Quilombola) Josias do Paulo(Administrador do Distrito) Carlos de Tijuaçu (Bacharel em Filosofia,Pisicopedagogo, Escritor e Vereador no Município de Sr. do Bonfim)

Nenhum comentário:

Postar um comentário