sábado, 16 de novembro de 2013

PEDALANDO DE JACOBINA-BAHIA A JOÃO PESSOA - PARAÍBA - 1256 km.

A IDÉIA - Partiu de Arnaldo Leite Martins reforçada por amigos e com o apoio do Galego da Nampy e da necessidade de se desbravar  a Estrada Nordestina, movidos pelo Espírito aventureiro, a exemplo dos antigos Desbravadores (Bandeirantes).

Foto ilustrativa
A ROTA – Sai de Jacobina dia 10.01.2014,  com destino a João Pessoa na Paraíba, ao todo são 20  ciclistas provenientes das Cidades de Senhor do Bonfim, Campo Formoso, Jacobina, e Boquira.
Da Chapada Diamantina a Ponta do Seixas na Paraíba...são 1256 km...lá você pode ver um monumento e uma placa informando que é o ponto mais próximo para o Continente Africano

AS CIDADES ESCOLHIDAS - Foram selecionadas Cidades Turísticas no Litoral e outras, dentro da rota escolhida está uma visita que os ciclistas pretendem fazer à Fábrica da PITU, pois, passarão a cerca de 30km da fábrica. Os ciclistas deverão fazer uma média de 104 km por dia de pedaladas, parando para dormirem em pousadas ou hotéis, conforme programação prévia e agendamentos.

OS PATROCÍNIOS - Deverão contar com patrocinadores, um deles é a NAMPY aquela da Camisa amarela, que inclusive confeccionará as roupas especiais que deverão usar durante a competição.

OS PRÊMIOS – O desafio é chegar, não havendo portanto a preocupação em cronometragem de chegada, bem como os prêmios serão simbólicos.
A ORGANIZAÇÃO – Os organizadores São: Galego da Nampy, Arnaldo Leite Martins (professor)  e Marcelo Bastos o Bike de Boquira.

Foto ilustrativa

OS EQUIPAMENTOS – São bicicletas de competição Montain bike, com fibras de alumínio e fibras de carbono. Equipe de apoio para hidratação com carboidratos, hidrolíticos, proteínas, nutricionistas com plano alimentar na mão para saber o que cada um deve comer por dia,  com exames laboratoriais prévios. Conta também com mecânicos, peças de reposição, como pneus, isopor com gelo. Cinco pessoas ao todo formam a equipe de apoio, que deverá contar com  02  carros, sendo uma Topic e uma Landrover. Os ciclistas que desejarem acompanhar os aventureiros, poderão se utilizar da estrutura montada, porém os custos serão por conta própria.

UM CICLISTA FAMOSO – Dentre os ciclistas descobrimos Reginaldo Marques Moreno que foi Vice-campeão brasileiro de Estrada no Pará em 2013. Também Campeão da Copa Nordeste em 2013 (este ano) também no Pará, bem como, o 3º lugar da Copa Norte/Nordeste no Estado do Ceará junto com a Seleção Brasileira.


AS DIFICULDADES - As mais encontradas são: Temperatura, que em alguns momentos chegará a 42ºC no litoral; ventos contrários em direção ao Litoral; sensação térmica; subida com até 18º de inclinação. Mesmo assim, já chegaram a viajar 180 km em um só dia.

Texto escrito por: Luiz Bamberg
Revisado por: Britto Jornalista.

Nenhum comentário:

Postar um comentário