quarta-feira, 14 de julho de 2021

BONFIM>>> A visita de Rui Barbosa

 


Após ser derrotado por Epitácio Pessoa nas eleições presidenciais, Rui Barbosa deu início a uma série de viagens pelo interior da Bahia em apoio à campanha de Paulo Fontes ao governo do estado. Ao lado de personas ilustres como Ernesto Simões Filho, Bernardino de Madureira Pinho, José Gabriel Lemos de Brito e Antônio Garcia de Medeiros Neto, cruzou o sertão baiano em embarcações precárias e trens desconfortáveis, o que acabou debilitando a saúde do já senhor de 70 anos.


A comitiva chegou a Bonfim em 5 de dezembro de 1919, sendo recebida pela Filarmônica União e Recreio e por autoridades bonfinenses como o Coronel Antônio Félix Martins, Salustiano Rodrigues de Figueiredo, Raimundo Gonçalves da Silva, Edeltrudes Ferreira da Silva e o Cônego Tolentino Celestino da Silva. Filarmônicas de Juazeiro, Jacobina e Campo Formoso animavam os populares vindo de quase todas cidades da região para ouvirem o “Maior dos Brasileiros”, assim intitulado pelo jornal Correio do Bomfim.


Na praça Benjamin Constant foi realizada a conferência com os demais tribunos, oportunidade que Rui Barbosa, um exímio orador, em uma alusão irônica ao nome Bonfim, deu a alcunha a cidade de Terra do Bom Começo. A visita do “Águia de Haia” teve grande importância para a o município, sendo que em comemoração à data e festejado o Dia Cultura Bonfinense.


#minhacidade #senhordobonfim #bahia #nordeste #brasil #história #memória #política #eleições #ruibarbosa


Foto: Monacêis Foto


Fonte: Bonfim: Terra do Bom Começo (Adolpho Silva)

Nenhum comentário:

Postar um comentário