quinta-feira, 15 de julho de 2021

Café reduz até 49% risco de morrer de doença hepática

 


Beber até três ou quatro xícaras de café ou descafeinado diariamente diminui o risco de desenvolver e morrer vítima de patologias crônicas do fígado, de acordo com um estudo realizado pela Universidade de Southampton, no Reino Unido, e citado pela CNN. 

De acordo com a nova pesquisa, quem ingere café apresenta uma probabilidade 21% menor de sofrer de doença hepática crônica, um risco 20% menor desenvolver doença hepática crônica, um risco 20% menor desenvolver doença hepática crônica ou gordurosa (esteatose hepática) e uma chance 49% mais reduzida de morrer de doença hepática crônica comparativamente a pessoas que não consomem a bebida.

O café é amplamente acessível e os benefícios que vemos no nosso estudo podem significar que pode oferecer um potencial tratamento preventivo para doenças crônicas do fígado”, comentou Oliver Kennedy, autor do estudo e professor na Universidade de Southampton, num comunicado emitido à imprensa.

Acrescentando: “tal é especialmente valioso em países de baixo rendimento e com pior acesso à saúde, onde o fardo da doença hepática crônica é maior”. 

Segundo a organização World Cancer Research Fund, o câncer do fígado é o sexto tipo de tumor mais comum em todo o mundo. Sendo que aproximadamente 83% dos casos sucedem em países menos desenvolvidos, sobretudo na Ásia e em África.

Como se não bastasse, a taxa de sobrevivência é diminuta devido à não existência de sintomas iniciais. Como tal, muitos casos de câncer do fígado só são detectados quando já se encontram num estágio bastante avançado. 

novo estudo foi publicado no jornal BMC Public Health.


Fonte: CleberVieiraNews 


Nenhum comentário:

Postar um comentário