quinta-feira, 29 de julho de 2021

*Lançamento do site Podcast Calumbi acontece neste sábado (31)*

 


*Lançamento do site Podcast Calumbi acontece neste sábado (31)*

 

Com objetivo de organizar ainda mais as informações históricas e culturais sobre o sertão baiano, o Podcast Calumbi lança seu site, que reúne todos os episódios do Podcast Calumbi para download, em formato de áudio e texto, além de fotografias, informações sobre a história do projeto e a equipe que realiza o programa. O lançamento acontece neste sábado (31), às 15h, com transmissão pelos perfis @podcastcalumbi e @agenciainception.

 

A live conta com a participação da idealizadora do Podcast Calumbi, Adriana Santana e com os integrantes da Agência Inception (Annie Almeida, Caio Bezerra e João Vitor Morais) responsável pela criação do site. Será um bate-papo descontraído para contar tudo sobre a construção do site e o que os visitantes vão encontrar neste novo espaço.

 

Apesar de os episódios do Podcast Calumbi já estarem disponíveis em todas as plataformas de streaming, o site irá facilitar o acesso à produção e possibilitar o download gratuito de todos os episódios em áudio e texto. O Podcast Calumbi decidiu adequar o seu conteúdo para o formato escrito pensando na inclusão das pessoas com deficiência auditiva, permitindo que esse grupo, que corresponde a 5% da população brasileira, de acordo com dados divulgados pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), tenha acesso e possa conhecer mais sobre o sertão baiano através das produções.

 

Além disso, o Podcast Calumbi incentiva a utilização do material por professores e coordenadores pedagógicos como recurso didático para trabalhar uma educação contextualizada voltada à valorização da história e cultura do sertão baiano. Possibilitando assim, maior envolvimento dos estudantes que passam a se identificar com os conteúdos aprendidos em sala de aula, a partir do momento que se reconhecem nas narrativas.  


A produtora do Podcast Calumbi, Adriana Santana, conta que o conteúdo do programa já vem sendo utilizado em sala de aula, mas o site busca ampliar esse alcance. “Alguns professores nos relatam que já utilizam o Podcast Calumbi em suas aulas, então, o site, por ser mais acessível em relação às plataformas de streaming, que nem todos acessam ainda, vai facilitar para que os educadores baixem todo o material e os utilizem nas suas aulas”.

 

O site do Podcast Calumbi vai reunir, em um só espaço, educação, história e cultura do sertão baiano, através do áudio, da escrita e também da imagem. Além de proporcionar acessibilidade e servir como referência para estudos sobre a região. 


Lorena Simas

Assessora de Imprensa do Podcast Calumbi

Nenhum comentário:

Postar um comentário