segunda-feira, 19 de julho de 2021

João Gilberto>>>A História por trás da História

 







Natural de Juazeiro, João Gilberto tinha uma certa relação com nossa cidade, principalmente por sua amizade com os músicos bonfinenses João Bagá e Walter Santos. Mas, pouca gente sabe é que o cantor baiano foi aluno do Ginásio Sagrado Coração, em Senhor do Bonfim.

Filho de Seu Joviniano e Dona Martinha, João Gilberto Prado Pereira de Oliveira, o Joãozinho da Patu como era conhecido, chegou em Bonfim em 1946, vindo do Ginásio Tobias Barreto, em Aracaju (SE), para estudar no colégio dos Irmãos Maristas, então a principal instituição de ensino do norte da Bahia. Após retornar a Juazeiro, João partiu para Salvador no ano seguinte, onde tempos depois passou a se dedicar exclusivamente à música.

Em 1958, já no Rio de Janeiro, João Gilberto foi violonista no disco “Canção do Amor Demais”, de Elisete Cardoso, considerado um dos marcos do nascimento da Bossa Nova. Walter Santos, seu amigo bonfinense desde os tempos em que integravam o conjunto vocal Enamorados do Ritmo, também participou dessa gravação.

#minhacidade #senhordobonfim #juazeiro #bahia #nordeste #brasil #historia #memoria educacao #marista ##cultura #arte #musica #music #bossanova #joaogilberto

Fotos: Divulgação - Acervo Omar Torres

Documentos: Acervo Profª Magaly

A HISTÓRIA POR TRÁS DA HISTÓRIA

Há alguns dias, o amigo Fabrício Dias sugeriu contarmos essa história que ele havia visto no livro “João Gilberto: a bossa”, de Luiz Galvão. Então, entramos em contato com a Professora Magaly para confirmar se realmente João havia sido aluno do Marista em Bonfim e ela conseguiu esses documentos históricos. Ao mesmo tempo, outro grande amigo, Omar Torres, nos envia uma foto inédita da primeira comunhão de João Gilberto. Assim, com a participação de todos, vamos valorizando a nossa história. Obrigado!




Nenhum comentário:

Postar um comentário