domingo, 11 de julho de 2021

Cães continuam abandonados nas ruas de Senhor do Bonfim

 

Foto: Reprodução/Facebook


cão é o melhor amigo do homem. O título já é milenar, mas há exceções. O grande número de cães abandonados pelas ruas da cidade tem preocupado a população bonfinense. Infelizmente, nestas condições, estes animais se tornam uma ameaça real para crianças, adultos e idosos.

população mais uma vez flagrou mais de 15 cães perambulando pelas ruas. Não há um horário específico nem local.

Os cães podem ser encontrados no centro  comercial, nos bairros e nas ruas da cidade, causando pânico para a população.

As autoridades precisam se conscientizar dos riscos que os cães abandonados estão causando à população, pois já podem ser considerados problemas de Saúde Pública, e alguma medida deve ser tomada imediatamente.

Zoonoses
Além de representarem um risco físico, os cães também podem ser um poderoso vetor de zoonoses – doenças transmitidas de animais para o homem. “Entre as zoonoses mais temidas, está a raiva – também conhecida como hidrofobia. Para o homem, a principal forma de transmissão da doença se dá pela mordedura de um animal, que foi infectado, geralmente por morcego, cão e gato .”

A evolução da doença, tanto nos animais quanto no homem, se dá de forma rápida. Seus sintomas neurológicos são, por exemplo, falta de coordenação motora, ataxia, agressividade, entre outros. Após passar o período de incubação e iniciados os sinais clínicos, não há tratamento e a doença é invariavelmente irreversível.

Quando somos mordidos ou arranhados por animais, devemos:

1°) Lavar o ferimento com água e sabão e usar um desinfetante;
2°) procurar, logo em seguida, um médico ou um hospital;

3°) Localizar o proprietário do animal

4°) não matar o animal, mas observá-lo pelo período de 10 (dez) dias. Se houver alteração em sua saúde, consultar um médico.

Nonato Notícias 




Nenhum comentário:

Postar um comentário