terça-feira, 24 de agosto de 2021

BONFIM>>> Edmar Dias

 


Edmar Dias nasceu na casa de seus pais na Rua Alberto Torres, no caldeirão cultural da Grande Gamboa. Sua primeira experiência artística foi na infância participando da ala infantil da “Roda A Voz do Bonfinense” do mestre Osvaldo Aragão, depois na Quadrilha da Escola Austricliano de Carvalho e sendo aluno da Filarmônica União dos Ferroviários Bonfinenses.


Na adolescência, integrou o grupo Mandacaru, que retomou as atividades teatrais na cidade e, já como aluno do Colégio Estadual criou o grupo Imigração de Ventos, encenando peças infantis e clássico como “Quadro de Amor” do dramaturgo Francisco Simas. Entre 1985 e 1987, atuou como ator e diretor de “O Rei dos Reis”, maior espetáculo épico da história do teatro bonfinense.


Ainda em Bonfim, ao lado de Dalvinha Gomes e Nilton Miranda, fundou o Trio de Quatro, um dos primeiros Pontos de Cultura do Brasil e responsável por inúmeros projetos de teatro, dança, música e circo na cidade. Além de ser um dos fundadores da Academia de Ciências e Letras e Artes de Senhor do Bonfim - ACLASB.


Já em Salvador, após fazer o Curso Livre de Teatro da Universidade Federal da Bahia - UFBA, Edmar praticou de diversas peças, entre elas o monólogo “Volta Seca - O Sentinela do Cangaço”. Mas, seu grande trabalho foi a criação do grupo Terapeutas do Riso, formado por artistas que utilizam a arte como ferramenta de humanização do ambiente hospitalar, sendo um dos projetos mais respeitados do país.


Hoje, 24 de agosto é comemorado o Dia dos Artistas e, contando a história de Edmar Dias, um dos grandes nomes da artes de Senhor do Bonfim, homenageamos a todos que fazem de suas vidas um grande espetáculo.


#minhacidade #senhordobonfim #bahia #nordeste #brasil #historia #memoria #cultura #arte #musica #teatro #circo


Foto & Fonte: Edmar Dias



Nenhum comentário:

Postar um comentário