domingo, 29 de agosto de 2021

BONFIM>>> A Saga dos Vaqueiros

 


A saga dos vaqueiros no Brasil teve início em 1550, quando a Casa da Torre de Garcia D'Ávila deu início a marcha de suas boiadas pelo sertão nordestino. A história de Senhor do Bonfim também está diretamente ligada a esses andarilhos que encontraram nas margens da velha lagoa um local seguro para erguer o Arraial da Tapera.


Através da Lei Federal 11.797/08, a data de 29 de agosto foi instituída como Dia Nacional do Vaqueiro. Já em 2011, o Instituto do Patrimônio Artístico e Cultural da Bahia - IPAC registrou o Ofício dos Vaqueiros como Patrimônio Imaterial, um reconhecimento mais que justo a esse homens que, ao lidar com o gado, criaram uma linguagem, estética, culinária, arquitetura e musicalidade própria.


Hoje, além desses heróis nordestinos, também homenageamos o fotógrafo Rui Rezende, autor do livro "Vaqueiros do Raso da Catarina" e o historiador Danilo Rodrigues, idealizador do “Museu do Vaqueiro”, em Santa Rosa de Lima, município de Jaguarari/BA, por seus trabalhos que valorizam ainda mais a riqueza cultural da civilização do couro.


#minhacidade #senhordobonfim #bahia #nordeste #brasil #historia #memoria #cultura #patrimonio #ipac #sertão #vaqueiro #fotografia #ruirezende


Foto: Rui Rezende


Fonte: IPAC

Nenhum comentário:

Postar um comentário