domingo, 1 de agosto de 2021

BONFIM>>> Oleone Coelho Fontes

 


Há 83 anos, Lampião, Maria Bonita e outros nove cangaceiros eram mortos em uma emboscada policial na Grota de Angicos, em Poço Redondo - SE. Um importante estudioso do Cangaço, em especial sobre as passagens de Virgulino e seu bando pela Bahia, é o jornalista e escritor Oleone Coelho Fontes.


Natural de Senhor do Bonfim, Oleone Coelho é formado em História pela Universidade Federal da Bahia e atuou por décadas como como colaborador do jornal A Tarde. Em 1965, venceu o concurso da revista Cadernos Brasileiros, com um conto em homenagem ao quarto aniversário da cidade do Rio de Janeiro. Em 1970, ganhou o prêmio de melhor conto do Departamento do Ensino Superior e da Cultura da Bahia, além de ter recebido a menção honrosa no concurso de contos para universitários promovidos pela Esso.


Autor de livros como "Lampião na Bahia", "O Treme-Terra", "Uauá - Terra dos Vaga-lumes", "Guerra de Canudos em Quatro Atos", "Canudos - A 5ª Expedição" e "Euclides da Cunha e a Bahia", Oleone Coelho é considerado um dos principais estudiosos e conhecedores da história do sertão, além de ser membro da Academia de Letras e Artes da Bahia e da Academia de Cultura da Bahia.


#minhacidade #senhordobonfim #bahia #nordeste #brasil #historia #memoria #cultura #arte #literatura #cangaço #lampião


Foto: Mauro Coelho


Fonte: Silvio Batalha

Nenhum comentário:

Postar um comentário