quarta-feira, 4 de agosto de 2021

História de Bonfim>>>O Adeus ao Grande Dr. Antônio Gonçalves

 


Em 4 de agosto de 1945, falecia em Senhor do Bonfim um dos mais importantes personagens de nossa história, o médico e político Antônio Gonçalves da Cunha e Silva. Filho de Dona Júlia da Cunha e do governador José Gonçalves da Silva, concluiu os estudos em Bonfim e partiu para Salvador estudar na Faculdade de Medicina da Bahia.


Na virada do século XIX mudou-se para Leme - SP, onde atuou como médico obstetra e clínico geral, chegando também a governar o município paulista. Em 1918 retornou para Senhor do Bonfim, onde foi vereador por três mandatos e Intendente Municipal entre janeiro de 1926 e dezembro de 1927.


Mas, foi no exercício da medicina que Dr. Antônio Gonçalves tornou-se um dos grandes ícones da história bonfinense. Como médico tinha a sensibilidade para cuidar dos mais carentes e necessitados, muitas vezes realizando atendimentos e não cobrando de seus pacientes. Ao lado de sua amiga e enfermeira, Mãe Sulinha, fez inúmeros partos em Bonfim e cidades da região. Tratou ainda de militares feridos por cangaceiros em batalhas, como no histórico Fogo de Abóboras, em 1929.


#minhacidade #senhordobonfim #bahia #nordeste #brasil #historia #memoria #politica #saude #medicina #cangaço


Foto: Acervo Memorial Senhor do Bonfim - Colorizada por MyHeritage


Fontes: José Gonçalves do Nascimento & Cangaço na Bahia



Nenhum comentário:

Postar um comentário