quinta-feira, 9 de setembro de 2021

BONFIM>>> Cine Theatro São José

 


Grande empreendimento dos irmãos Francisco, Arnaldo e Juvenal Esteves, o Cine Theatro São José foi inaugurado oficialmente em dezembro de 1927. O edifício, projetado pelo bonfinense Gustavo Umbuzeiro, com colaboração de Álvaro da Cunha Melo, tinha a capacidade para 800 espectadores, sendo na época considerado uma das principais casas de espetáculo do interior da Bahia. Em seu auge, a casa abrigou exibições de mágicos, ilusionistas, transformistas, sessões de cinema e peças teatrais de autoria, dirigidas ou estreladas por conterrâneos como Francisco Simas, Celina Ferreira, Zé de Almerinda, Aldair Sena Gomes e Padre Walter. Também foi palco de apresentações musicais de artistas de renome nacional como Luiz Gonzaga, Jackson do Pandeiro, Emilinha Borba, Nelson Gonçalves, Coronel Ludugero, Altemar Dutra e Raul Seixas. Além dos filmes, peças teatrais e shows musicais, o Cine São José foi espaço para o destaque de bonfinenses que dirigiram a casa de espetáculo como Aldair Sena Gomes, Alfredo Gandur Dacach e Marieta Machado Oliva, os funcionários Cremilda, Elza, Rosinha, Nice, Terezinha, Romo, Rubens, Zuza Queiroz e Pedro Torres, o inesquecível Mudo.


#minhacidade #senhordobonfim #bahia #nordeste #brasil #história #memória #patrimônio #urbanismo #arquitetura #cultura #arte #cinema #teatro #música


Foto: Acervo Correio do Bomfim


Fonte: Bonfim: pasado e glória (Luiz Alves dos Santos Filho) & Os Dramas de José Carvalho: Ecos do Melodrama e do Circo-Teatro no Sertão Baiano (Reginaldo Carvalho)

Nenhum comentário:

Postar um comentário