quinta-feira, 9 de setembro de 2021

O Assassinato do Cônego Hugo

 


Pedro Hugo Teixeira chegou à Vila Nova da Rainha, em junho de 1873, para substituir o Cônego Luís Corrêa Caldas Lima, permanecendo na vila até o ano seguinte. Retornou em definitivo, em outubro de 1887, assumindo o comando da igreja católica da recém criada Cidade do Senhor do Bonfim. Além de líder religioso, o Cônego Hugo teve forte influência social e política, ocupando a presidência da Câmara Municipal e assumindo o cargo Intendente Municipal, entre outubro de 1890 a janeiro de 1893, em substituição a José Gonçalves da Silva, então nomeado Governador da Bahia.


Em setembro de 1914, de acordo com a versão oficial da história, enquanto organizava a celebração de uma missa, o Cônego foi assassinado à facadas por um deficiente mental de nome José Marinho. Já, em uma das versões oficiosas do crime, conta que certa feita o clérigo teria dado uns cascudos no menino que atrapalhava a liturgia e esse, quando cresceu, vingou-se tirando a vida do pároco dentro da Igreja Matriz.


#minhacidade #senhordobonfim #bahia #nordeste #brasil #historia #memoria #politica #fe #religiao #igreja #catolicos #crimes


Foto: Acervo Correio do Bomfim


Fonte: Antônio Augusto Santana & Notícias e Saudades da Vila Nova da Rainha, aliás, Senhor do Bonfim (Paulo Machado)

Um comentário: