segunda-feira, 14 de fevereiro de 2022

Artigo :Bonfim terra do bom comércio

 


Na última quinta-feira (10), a Prefeitura Municipal de Senhor do Bonfim inaugurou um letreiro com a frase “Eu ♥ Sr. do Bonfim – A Terra do Bom Comércio”.

Algumas pessoas questionaram se não houve uma confusão com a “a terra do bom começo”, outras que comentaram que foi um desrespeito com a expressão criada por Rui Barbosa.

Em sintese, a utilização do termo pela gestão municipal surgiu a partir de um texto publicado no portal Empreende Bonfim, no qual contextualizamos as atividades economicas e resaltamos a importância do comercio na história do município, sendo que o título propositalmente faz alusão ao epíteto lançado em 1919.


BONFIM, A TERRA DO BOM COMÉRCIO

Por Alex Barbosa

Ao olharmos pela luneta do tempo, observamos que a formação de nossa região partiu de três roteiros econômicos. O primeiro, ligado às expedições que desbravaram os sertões em busca de pedras

metais preciosos. O segundo, com a ocupação das terras pela Casa da Torre de Garcia D’Ávila, período em que foi criada a Missão do Sahy. E, por fim, o terceiro roteiro, relacionado aos tropeiros e vaqueiros que traziam e levavam gado para além do Rio São Francisco.

Logo o pequeno povoado cresceu em decorrência ao comércio do gado e, ao final do Século XVIII, o então Arraial da Tapera passou a ser a Vila Nova da Rainha, graças aos comerciantes e fazendeiros locais que arcarem com os todos custos de instalação da vila. A economia continuou em crescimento, tendo como base a pecuária e em produtos como fumo, milho e café. Isso permitiu o surgimento de pequenos comércios e atraindo mascates, dando origem a feira livre, que se tornaria uma das maiores e mais importantes do Nordeste.

Já com o status de cidade, a estrada de ferro foi um divisor de águas para o desenvolvimento econômico local. Além de escoar a produção agrícola, o trem possibilitou a chegada de produtos manufaturados, o aumento no fluxo de pessoas e a abertura de armazéns, lojas e hotéis. Esse crescimento continuou nas primeiras décadas do Século XX, transformando Bonfim em um dos mais importantes centros comerciais da Bahia. 

minhacidade #senhordobonfim #bahia #nordeste #brasil #historia #memoria #economia #comercio #empreendedorismo #empreendebonfim #codesb

Foto: Bonfim Digital 




Nenhum comentário:

Postar um comentário