sexta-feira, 4 de fevereiro de 2022

D. Ieda Carvalho – A professora que fez história no Colégio Estadual Senhor do Bonfim

 Por Minha Cidade – Senhor do Bonfim




Baiana de Morro do Chapéu, Ieda Belitardo Barboza de Carvalho foi aluna do Educandário Nossa Senhora do Santíssimo Sacramento (Sacramentinas), onde se formou no Curso de Magistério em 1962.

Passou a lecionar na cidade de Piritiba, retornando a Bonfim anos depois para lecionar Ciências e Biologia nas Sacramentinas, no grupo escolar Austricliano de Carvalho, Ginásio Diocesano e Colégio Estadual.

Em 1974, inspirada pela história e tradição musical da cidade nos tempos das grandes filarmônicas, partilhou com as amigas Yvone Lamartine e Margarida Dourado, o desejo de formar uma orquestra.

Com o apoio das amigas e de músicos como Fernando Dantas e João Longuinho, Professora Ieda ainda convenceu sua avó, Dona Sinim, uma jovem violinista de 84 anos, a participar desse sonho. Nascia assim a Orquestra da Saudade e, posteriormente, o Coral da Saudade, patrimônios culturais de Senhor do Bonfim.

Professora Ieda é viúva do ex-prefeito Antonio Carvalho e, por muitos anos, foi diretora do Colégio Estadual Senhor do Bonfim, onde fez história por sua atuação competente. Conquistou o carinho e o respeito de muitos estudantes que passaram por aquela unidade de ensino no período de sua gestão.


Foto: Acervo Cristiane Maia
Fontes: Hélio Freitas (2004) – Gisele Shaw (2012) – Blog do Eloilton Cajuhy.


Nenhum comentário:

Postar um comentário