segunda-feira, 3 de junho de 2013

Marinês era a Rainha do Xaxado

 
Marinês era a Rainha do Xaxado



A Rainha do Xaxado
Foi o próprio Rei do Baião quem conferiu o título de “Rainha do Xaxado” àquela que também passou a ser chamada de “Luiz Gonzaga de saias”. Quando a cantora morreu, aos 71 anos, em 2007, o cantor e então ministro Gilberto Gil divulgou uma nota na qual a homenageava referindo-se a ela como a “Nossa Maria Bonita da música nordestina".

Inês Caetano de Oliveira nasceu, em 1935, no sertão pernambucano, mas a Paraíba, para onde se mudou com a família ainda criança, foi o lugar no qual realmente criou suas raízes.
A música já estava, de certo modo, presente na história familiar: seu pai era seresteiro, e a mãe foi cantora de igreja.

Em Campina Grande, Marinês conheceu a música de Luiz Gonzaga, que era escutada nos auto-falantes da cidade.
Um sabonete foi o primeiro prêmio que ela ganhou, ao vencer uma espécie de concurso de calouros ao ar livre, no bairro onde morava.

Quando tinha 10 anos de idade, ela começou a participar de programas de calouros. Em um deles, promovido por uma rádio local, ao se inscrever, resolveu incluir Maria antes do seu primeiro nome, para que seus pais não a identificassem.

No momento em que o locutor anunciou sua participação no programa, acabou chamando-a de Marinês. E assim surgiu o nome artístico que ela adotou, desde esse dia e por toda sua carreira.

Com 14 anos, ela se casou com Abdias, que era sanfoneiro e produtor. No ano de 1949, Marinês formou uma dupla com o marido denominada de “Casal da Alegria”. Um tempo depois, o zabumbeiro Cacau juntou-se ao casal, formando, no começo dos anos 50, um trio, que se tornou conhecido como a "Patrulha de Choque do Rei do Baião".
Os patrulheiros atuavam da seguinte maneira: Marinês, Abdias e Cacau faziam apresentações nas quais interpretavam músicas do repertório de Luiz Gonzaga, nas cidades do interior do Nordeste onde ele iria tocar, anunciando a sua chegada.
Em Propriá, no estado de Sergipe, Pedro Chaves, o prefeito do município, promoveu o primeiro encontro com o Rei do Baião. E naquele mesmo dia em que foram apresentados, à noite, fizeram um show com Luiz Gonzaga.
Marinês foi a primeira mulher a formar um grupo de forró e gravou mais de 40 discos. “Peba na pimenta”, um de seus grandes sucessos, tinha um letra literalmente apimentada e, assim como outras de suas gravações, chegou a ser considerada, principalmente nos meios católicos, como um insulto à moral da época.
Saiba Mais
-- O programa Diversidade, exibido pela TV Itararé de Campina Grande (afiliada da TV Cultura), prestou um homenagem à Marinês no quadro Memória, um ano após a sua morte. Na reportagem, que dura 4 minutos, a própria cantora mostra o prédio da rádio onde ela participou de um programa de calouros e, por um erro do locutor, foi anunciada como Marinês, nome artístico que adotou em sua carreira.

Nenhum comentário:

Postar um comentário