segunda-feira, 3 de junho de 2013

Vinagre é aliado eficaz no diagnóstico do câncer de colo de útero

USO DO VINAGRE COMO MÉTODO PERMITIU REDUÇÃO DE 31% NA TAXA DE MORTALIDADE


Dados da Organização Mundial de Saúde apontam que, no Brasil, cerca de 69 milhões de mulheres com 15 anos ou mais estão em risco para o câncer de colo de útero (Thinkstock)
Dados da Organização Mundial de Saúde apontam que, no Brasil, cerca de 69 milhões de mulheres com 15 anos ou mais estão em risco para o câncer de colo de útero
A detecção do câncer de colo de útero com vinagre é uma técnica simples e barata que pode salvar milhares de mulheres que vivem nos países mais pobres, segundo estudo clínico realizado na Índia apresentado, neste domingo, nos Estados Unidos, durante a a conferência anual da Sociedade Americana de Oncologia Clínica. O método consiste no uso de vinagre, de gaze e de uma lâmpada de halogêneo e exige uma formação básica para enfermeiros ou profissionais da área de saúde.

No exame, o profissional de saúde esfrega o colo do útero da mulher com vinagre, o que faz com que os tumores pré-cancerígenos fiquem brancos. Os resultados são apresentados um minuto depois, quando a luz da lâmpada é utilizada para inspecionar visualmente o colo do útero. Além da grande redução de custos, os resultados instantâneos são uma grande vantagem para as mulheres em áreas rurais que precisam viajar durante horas para receber atendimento médico.

Este estudo foi conduzido durante 15 anos com 150.000 mulheres indianas de 35 a 64 anos, examinadas a cada dois anos. Segundo os responsáveis pela pesquisa, os testes indicaram uma redução de 31% na taxa de mortalidade provocada pelo câncer de colo de útero.

Ferraz e o Povo

Nenhum comentário:

Postar um comentário