quarta-feira, 8 de julho de 2015

A Contagem do tempo para aposentadoria- Explica Raimundo Paiva

Imagem ilustrativa


Raimundo Paiva


èA CONTAGEM DO TEMPO>>(Por Raimundo Paiva de Senhor do Bonfim-BA)

>[Raimundo Paiva]> Na contagem integral para aposentadoria, tem que formar uma contagem de pontos, eu fui consultado por alguns amigos, se a pessoa só iria se aposentar com 85 anos mulher e 95 homem? Não, não tem nada disso é a contagem de pontos, você pega a sua idade, 53 anos ou 60 anos vamos dizer 60 anos da sua idade, mais 35 da sua contribuição então forma 95, então o Governo quer que você se aposente aos 60 anos que você vai ter 35 de contribuição e mais 60 de idade, formam 95 pontos no caso de homem, e de mulher 30 anos de contribuição e 55 de idade, ai ela forma 85 pontos, ou mais tempo de contribuição e menos de idade.

èO AUXÍLIO DOENÇA>> >[Raimundo Paiva]> Muitas vezes você requer um benefício de Doença e não consegue por doenças como hipertensão e diabetes e negam, porque o beneficio só é concedido para cardiopatias graves, e o beneficiário dois três meses depois morre. Alguns conseguem seu benefício seu auxílio doença, que é calculado pela sua média salarial e essa nova alteração, pega-se seus dois últimos salários 24 meses, calcula a média e concede seu benefício, se você ganha R$ 2.000,00 R$ 3.000,00, R4 4.000,00 vai ser calculado com base nisso o seu auxílio doença, depois se você continuar com a doença sem cura  você vai ser aposentado , o médico vai lhe aposentar por invalidez com aquela mesma média salarial.

èAPOSENTADORIA POR INVALIDEZ>> >> >[Raimundo Paiva]> As vezes a pessoa descobre que tem uma doença, e ela se enquadra nesses itens e que a Previdência reconhece como incapacitante, e aí você requer primeiro o Auxílio doença para você ser avaliado de 6 em 6 meses de 3 em 3 meses ou anualmente, se persistir a doença e ele se tornar crônica aí o próprio médico lhe concede a aposentadoria por invalidez, é bom que o segurado entenda que se você se curar, de repente Deus lhe ajuda , ou você toma um remédio bom, criaram uma nova substância, você se curou, você pode pedir para voltar ao mercado de trabalho, ou o próprio Sistema de Previdência poderá lhe chamar para uma reavaliação entendeu?, tá na lei , só que dificilmente se faz por falta de mão de obra, por falta dos peritos que já não atendem a demanda satisfatoriamente dos novos quanto mais para fazer revisão , mas periodicamente convidam alguns aposentados por invalidez para uma nova revisão  médica.

èO GOLPE DA BENGALA>> >> >[Raimundo Paiva]> As vezes o camarada casa com uma jovem 30 anos mais nova que ele, para deixar a pensão, muitas vezes parente, isso acabou, as viúvas esse ano estão bastante penalizadas, pelo benefício da pensão, o benefício da pensão agora se tornou temporário com essas novas medidas praticamente acabou, por causa disso, por causa desses vícios, que estavam casando uma criança com um velho de 90 anos, encontraram mais de 37 mil benefícios concedidos dessa natureza  e eu sei que eles agora radicalizaram também, a pensão se tornou só 50% para os viúvos ou para a viúva mais uma parcela de 10 % que é inerente a ela fica 60% se tiver até 4 filhos poderá cada filho ter uma cota de 10% formar até 100% do valor do benefício do aposentado ou da média salarial  do contribuinte agora essa pensão já não é mais permanente, ela vai ser concedida de acordo com a idae da pessoa tem pensão que a viúva ou o viúvo só vai receber durante três anos, seis anos nove onze e quinze, quinze anos vai receber quem tem uma expectativa de vida de no máximo 35 anos, você pode receber até 15 anos essa pensão , mas se você passar dos 35 anos de sobrevida você vai perder a pensão ,na hora que mais precisa você vai perder, é uma matéria que precisa de um reestudo porque  prejudica sensivelmente, por exemplo fica uma viúva com dois filhos, ganhando um salário mínimo, ela só vai ter direito a  três anos de receber esse benefício ou a seis de acordo com a idae dela, tá na lei, ela vai ter que trabalhar ou pagar a previdência, tem que investir, foi o beneficio que mais sofreu com as alterações da Previdência.

èAPOSENTADORIA RURAL>> >> >[Raimundo Paiva]> Esse é o pior ponto do Sistema de Previdência, porque o Sistema ele é Lucrativo, ele tem Superavit de R$ 3 a 4 bilhões mês, mas quando você paga os benefícios existenciais do LOAS, que está previsto na Constituição, ou quando você paga ao Ruralista, ai você fica com um déficit público, porque são mais de 10 milhões, porque quem causa o déficit na Previdência é o Ruralista, todos nós pagamos pelo Ruralista, eu sou Servidor Público Federal, eu pago Previdência Social ainda, porque quem ganha mais que o Teto, mais de R$ 4.660,00 quem ganhar mais que isso paga a Previdência e eu pago ainda, eu acho , não é que eu seja contra que o Trabalhador Rural não tenha direito a aposentadoria, deve ter sim, e eu sou contra essa farta documentação exigida , porque ela é toda engendrada e toda criada naquele momento da aposentadoria, eu achoo seguinte : Basta para o Trabalhador Rural  o CPF e RG e o local onde exerce sua atividade , ou o INCRA, ele recebe o um Salário Mínimo, e exigem um monte de papel e ninguém tem, aí vai se criar , vai se inventar, e tem atravessadores etc. tem que arranjar uma fonte de custeio e não tirar da gente, procurar uma receita de outra fonte e não da Previdência, porque quando você se aposentar vai ficar naquela: Ô meu Deus será que vai ser 7%? Será que vai ser 10%? De aumento? Se a Previdência tem Superávit, se você observar o Salário Mínimo ainda é o mais protegido, o Salário Mínimo se valorizou em mais de 73% abatendo a inflação, Tem Empresário que diz que contribuía no teto máximo de dez salários, e me aposentei em cima de dez salários e hoje ganha um salário e meio, eu digo que ele se aposentou, mas as vezes ele não cumpriu o prazo máximo, de contribuição dentro dos dez salários mínimos, e o salário mínimo se valorizou muito, mas ele não foi  desvalorizado o benefício dele em nada , pelo contrário foi valorizado em 40% nos últimos dez anos, só que ele ainda continua insistindo na tese de que precisa ganhar dez salários mínimos , não é isso, eu vou lhe dar um exemplo, eu anotei na minha agenda, um segurado que chegou lá na minha sala e disse: Há seu Paiva , eu quero que  o Senhor me dê um aumento, porque eu ganho um Salário Mínimo, aí eu pago, o bujão,, a água, a luz,  e sobra dez contos, que é dez reais de hoje, já hoje, você comprando tudo isso com menos de R$ 100,00, é ou não é?, Então para mim, eu que anotei, eu tenho isso anotado ele está ganhando, sete salários mínimos, quem ganha um salário mínimo hoje, em relação ao salário mínimo da década de setenta, na década de oitenta, até maio de 1995. Hoje com R$ 100,00 você paga o que pagava com um salário mínimo na década de 70, na década de 80. Então se a pessoa ganha R$ 2.000,00 hoje, na minha concepção ele está ganhando 20 salários mínimos em relação a década de 80 e 70, onde a maioria dos Comerciantes se aposentaram nessas décadas de 70 e 80, onde o poder de compra dele na época de um salário mínimo ´só pagava um bujão, a água,  a luz,  e sobrava R$ 10,00, hoje se você tiver um parâmetro da comparação do salário mínimo ele está ganhando 20 salários daquela época, em que ele se aposentou, com dez salários. Ele não disse que na época ganhava dez salários mínimos? Hoje ele ganha muito mais de dez. se comparar o poder de compra. Então o que eu tenho a dizer é que as pessoas fiquem tranquilas porque a tempo de contribuição melhorou em alguns aspectos, é claro que o Governo está tomando essas providências, para que o Sistema de Previdência não venha a quebrar, eu não acredito  nessa filosofia que o Sistema de Previdência venha a quebrar nem aqui nem em lugar nenhum venha a quebrar, quando eu entrei no INSS, no final da década de 60,eu trabalhava em um Banco e eu fui para o INSS, eu fiquei triste porque eu cheguei na Banca de Revistas do Benedito e encontrei a Revista Veja, dizendo. “A Previdência acaba em Dez anos” aí eu fiquei triste, e dizia, mas Rapaz eu vou entrar em um trabalho agra, será que vai acabar já entrei desempregado, então nós estamos hoje, a Previdência é Superavitária, desde que a gente consiga uma fonte de custeio para os Ruralistas, no dia que conseguir aí você, vai ter um aumento baseado no lucro que o Sistema lhe deu, é isso que eu gostaria de concluir, é que no dia que a gente arranjar um custeio para os Beneficiários da área Rural  e do LOAS, nós vamos ter um Superávit de 4 bilhões mês, são 36 Bilhões ano, com 36 bilhões aplicados no mercado de capital , nós vamos ter um lucro fabuloso para os dividendos dividirem com todos os beneficiários da Previdência.

èAPOSENTADORIA ESPECIAL>>>>[Raimundo Paiva]> a Aposentadoria Especial, ela é devida a aqueles beneficiários que trabalham em locais perigosos, hospitais, mineração, sobretudo mineração tem minérios que são dez anos, chumbo etc. radiologia são 25 anos, o Ministério da ´do Trabalho diz as profissões que são inclusas como devidas a Aposentadoria Especial, as vezes você diz que trabalha numa área insalubre, mas não é reconhecida pelo Ministério do Trabalho, liga para lá e pergunta se tem dúvidas que eles informam, quais são as atividades, se a atividade que ele está exercendo está enquadrada nos atos normativos, de dez a vinte e cinco anos , agora tem uma coisa tem gente que trabalha dez anos na área insalubre e 15 0u 20 na área comum, e não é devido. Tem até benefício concedido e depois a pessoa devolve.

>[Raimundo Paiva]> Outra coisa, pedido de revisão de benefício, quando fizerem saibam o que quer, você tem que dizer na Justiça Federal o que você quer, não pedir uma revisão Geral, porque o INSS faz uma revisão na década de  70, 80 e as vezes diminui sua aposentadoria.

>[Raimundo Paiva]> Professor se aposenta com 25 anos, se somar outras atividades, tem que ser professor Sala de aula, sem ter sido Diretor Comerciário etc.


>[Raimundo Paiva]> A Pessoa completou 35 anos, carteira assinada, aí quando vai pedir a aposentadoria, uma das Empresas, informou o INSS , mas não pagou o INSS, tá anotado na carteira d e trabalho e a empresa não informou, o segurado não deve ter preocupação com isso, se está na carteira assinada, é obrigação do INSS fiscalizar, centenas , milhares de empresas não recolhem, ou recolhem e não repassam ao INSS. O Trabalhador não deve ter preocupação desde que tenha assinada a carteira, e já existe legislação sobre isso. Agora a gente pede que a pessoa tenha o cuidado de conseguir pelo menos o CGC da Empresa.

Raimundo Paiva

Nenhum comentário:

Postar um comentário