quinta-feira, 9 de julho de 2015

Incra completa 45 anos e na Bahia avança com reforma agrária e quilombolas





A superintendência regional da Bahia comemora, nesta quinta-feira (09/07) os 45 anos de fundação do Incra. No estado, a autarquia federal, vinculada ao Ministério do Desenvolvimento Agrário (MDA), tem avançado com a reforma agrária e a regularização de territórios quilombolas.  

Ao todo, são 643 projetos criados e 43,2 mil famílias beneficiadas em áreas que totalizam 1,9 milhão de hectare de terras. Quanto às comunidades de remanescentes de quilombos, são 266 processos para regularização territorial em que se estima beneficiar sete mil famílias.

A superintendência regional do Incra/BA já assentou aproximadamente 172,8 mil pessoas. Esse número é maior que a população do município de Jequié e se aproximada do número de habitantes de Lauro de Freitas, sétimo município mais populoso do estado. 

População no meio rural

Como no Brasil, a Bahia tem uma grande concentração fundiária. Em contrapartida, o estado possui o maior índice de população no meio rural do país, segundo censo do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) de 2010, com 3,9 milhões de pessoas. 

Desse modo, a demanda por terras no estado é grande. Estima-se existir 41,5 mil famílias a serem assentadas. Trata-se de famílias acampadas e que são beneficiadas pelo Programa Fome Zero, do Ministério do Desenvolvimento Social (MDS). O Instituto também já catalogou a existência 25 movimentos sociais que pleiteiam terras para moradia e cultivo na Bahia.

Abastecimento interno

A produção agrícola dos assentamentos é a que abastece feiras nas cidades e distritos do interior e vai à mesa da população. Esses dados foram divulgados pelo Censo Agropecuário de 2006, que constatou que 70% da alimentação do brasileiro são oriundos da agricultura familiar que engloba a produção de áreas de reforma agrária. 


Assessoria de Comunicação Social do Incra/BA

Nenhum comentário:

Postar um comentário