terça-feira, 28 de julho de 2015

Pacientes de Jaguarari têm atendimento humanizado com Programa “Melhor em Casa”.


Em Jaguarari, a atenção domiciliar tem avançado gradativamente ao longo dos últimos anos. Gestores e técnicos da área de saúde reconhecem que o ato de levar equipes multiprofissionais à casa das pessoas que necessitam de assistência, insumos e equipamentos, pode fazer com que os pacientes fiquem menos tempo internados, além de promover um contato mais próximo com a família no aconchego do seu lar.

O tratamento tem como característica ser mais humanizado, contribuindo para uma recuperação mais rápida, fator relevante para o paciente que se sente “acolhido”. Assim a Unidade Básica de Saúde do bairro Odilon Gonçalves, que integra o Programa “Melhor em Casa”, vem realizando oatendimento domiciliar à população durante toda a semana (de segunda a sexta-feira). Os pacientes têm visitas regulares da equipe e são monitorados permanentemente. A frequência de visita se dá conforme o estado clínico e avaliação de cada paciente.

De acordo com a nutricionista Isabel Bonfim, o Programa “Melhor em Casa” tem como proposta formar equipes multiprofissionais de atenção domiciliar - “EMAD”, constituídas por médicos, nutricionistas, enfermeiros, técnicos de enfermagem e fisioterapeutas. “O objetivo é levar o atendimento médico às casas de pessoas com necessidade de reabilitação motora, idosos, pacientes crônicos sem agravamento ou em situação pós-cirúrgica, assim propiciando a desocupação do leito”, disse.

O “Melhor em Casa” foi apresentado, recentemente, em uma visita de sua equipe de profissionais aos pacientes Joana Maria da Silva (75 anos), moradora do Bairro Alto São José, e Gildécio Leite (65 anos), morador do Bairro Casas Populares, ambos na sede do município. “Estou muito alegre com a visita do médico e das enfermeiras. Graças a Deus, estou ficando melhor a cada dia”, disse Dona Joana.

Nenhum comentário:

Postar um comentário