sexta-feira, 10 de julho de 2015

Incra/BA comemora 45 anos com criação de assentamento em Camaçari


A superintendência regional do Incra na Bahia celebra os 45 anos de fundação do Instituto com a criação de mais uma assentamento no estado. Trata-se da área Pau Brasil I com 105,2 hectares e capacidade mínima para receber 20 trabalhadores rurais, no município de Camaçari, na Região Metropolitana de Salvador.

A portaria para implantação da nova área de reforma agrária foi publicada nesta quinta-feira (09/07), no Diário Oficial da União (DOU), data de comemoração da fundação do Incra, que é autarquia federal, vinculada ao Ministério de Desenvolvimento Agrário (MDA).

Fruto da desapropriação do imóvel rural Fazenda Araticum e Açu da Capivara Coqueiro, o novo projeto é o quarto implantado pelo Incra/BA em 2015. Essas quatro áreas de reforma agrária beneficiam 283 famílias de trabalhadores rurais em 4,8 mil hectares obtidos. 

“Celebramos os 45 anos do Incra na certeza de que estamos cumprindo nossa missão e superando os obstáculos para alcançar a meta de assentar o maior número de famílias possíveis, esse ano”, acrescentou o superintendente regional do Incra/BA, Gugé Fernandes.

Força Tarefa

O número de assentamentos criados no estado deve aumentar no segundo semestre com a ação de uma força tarefa no Extremo Sul. Fernandes explicou que a ação visa a obter 30 mil hectares de terras e assentar 2,3 mil famílias, em 42 propriedades rurais. 

A regional baiana está montando um escritório temporário em Eunápolis e até poderá deslocar servidores de outras superintendências para realizar as atividades de vistoria, avaliação, cadastramento de famílias, negociação com prefeitura e estado para cadastro no CADÚnico das famílias, entre outras ações. 

Dados

Ao todo, o Incra/BA já beneficiou 43,2 mil famílias de trabalhadores em áreas que totalizam 1,9 milhão de hectare de terras. O que equivale a assentar aproximadamente 172,8 mil pessoas. Esse número é maior que a população do município de Jequié e se aproximada do número de habitantes de Lauro de Freitas, sétimo município mais populoso do estado. 

Assessoria de Comunicação Social do Incra/BA
(71) 3505-5308
i
mprensa@sdr.incra.gov.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário