quinta-feira, 2 de março de 2017

Ação do Governo garante dignidade aos catadores durante o Carnaval




O projeto beneficia 1.500 trabalhadores nos sete dias de festa.



Há oito anos, a vendedora ambulante, Cristiana Cruz, 40 anos, aproveita o Carnaval para ganhar um dinheiro extra com a coleta de latinhas durante a folia momesca.

Nesse período, ela foi apoiada pelo projeto “O Trabalho Decente Preserva o Meio Ambiente”, do Governo da Bahia, que beneficia 1.500 catadores nos sete dias da folia. A ação fornece camisa, calça, botas, luvas e protetor auricular.

“Com fardamento, além da proteção, a gente é mais respeitada, tem acesso aos blocos e recebe ajuda do folião, que entrega as latinhas na nossa mão”, conta Cristiana, que faz até R$ 1 mil durante o Carnaval.

Além dos kits, os catadores recebem água e refeições diárias nas centrais de apoio, que funcionam na Ladeira da Montanha, Dois de Julho, Politeama, Barra, Ondina (dois postos) e Nordeste de Amaralina. No local, é efetuada a compra do material coletado pelos trabalhadores avulsos, praticando preços justos.

Ao todo, são investidos R$ 800 mil das secretarias do Trabalho, Emprego, Renda e Esporte (Setre) e da Justiça, Direitos Humanos e Desenvolvimento Social (SJDHDS).

“O objetivo do projeto, além da estrutura para o trabalho, é oferecer dignidade para essas pessoas, que têm no Carnaval, uma oportunidade de fazer renda extra”, destaca a secretária do Trabalho, Emprego, Renda e Esporte, Olívia Santana, que visitou a Central de Apoio ao Catador do Politeama, nesta sexta-feira (24).

“Além do investimento na segurança e saúde, é fundamental olhar para o lado social também durante a festa”, afirmou o secretário da Justiça, Direitos Humanos e Desenvolvimento Social, Carlos Martins, ressaltando a importância da ação com os catadores de materiais recicláveis durante o Carnaval, uma das muitas ações sociais do Governo do Estado durante a maior festa de rua do planeta.


Ascom Setre





Nenhum comentário:

Postar um comentário