domingo, 21 de agosto de 2022

33 anos da partida de Raul Seixas

 Raul faleceu no dia 21 de agosto de 1989, em seu apartamento em São Paulo, enquanto dormia.




21º de agosto é o 233.º dia do ano no calendário gregoriano (234.º

em anos bissextos).  Hoje domingo, estamos na 33ª semana de 2022 , 3º milênio século XXI.Faltam 132 dias para acabar ano.

Partida de Raul Seixas

O dia 21 de agosto é lembrado como um marco triste pelos fãs de Raul Seixas: a data de falecimento de um dos pioneiros e maiores ídolos do rock brasileiro


Céditos: Divulgação

O músico baiano, que era diabético e lutava há anos contra uma depressão que o levou ao alcoolismo e ao abuso de drogas, faleceu no dia 21 de agosto de 1989, em seu apartamento em seu apartamento em São Paulo, enquanto dormia.

A biografia  de Raul Seixas é  pra lá de interessante, permeada por muita genialidade, inovação e inconformismo com um sistema no qual não se encaixava, e sua figura ainda fascina o público, mesmo 31 anos após a sua morte

 O falecimento de Raul Seixas.

Para entender os eventos que levaram ao trágico dia da morte de Raul Seixas, é necessário voltar um pouco no tempo: em 1978, o cantor perdeu ? do pâncreas, devido ao consumo excessivo de álcool. 

Foi o início de uma luta contra problemas de saúde que Raul enfrentou durante o resto de sua vida. Em meio ao rompimento de sua parceria com Paulo Coelho, baixas vendas e críticas ao álbum Mata Virgem e finais de relacionamentos amorosos, o músico entrou em depressão e internou-se em clínicas de reabilitação para tratar do alcoolismo.


Pauo Coelho e Raul Seixas / Créditos: Divulgação

Mesmo tendo conseguido recuperar o sucesso na carreira, Raul continuou enfrentando dificuldades com a bebida, chegando a aparecer debilitado para as apresentações.

Seus problemas com álcool e drogas, além das constantes internações para desintoxicação, temporariamente fecharam algumas portas da indústria musical pra ele.

Ainda assim, a potência de Raul Seixa era tão grande que ele conseguiu alcançar grandes vendas e manteve uma agenda de shows lotada.

No entanto, em 1989 o cantor mostrou-se bastante debilitado, não conseguindo sustentar uma apresentação inteira.

21 de agosto de 1989: Raul morreu em São Paulo

Em 21 de agosto de 1989, Dalva Borges, secretária particular, entrou no quarto do músico para abrir a janela, como fazia todos os dias. Reparou que o lençol o cobria até a altura do peito, mas não notou nada de estranho.


Dalva, Raul Seixas e a mãe do cantor / Créditos: Divulgação

Somente após iniciar suas tarefas é que a funcionária estranhou o silêncio: ora, Raul tinha o costume de acordar ao menor ruído!

Assim, Dalva retornou ao quarto para checá-lo e percebeu que ele permanecia do mesmo jeito. Pressentia que teria morrido.

Após telefonar para Marcelo Nova e Jerry Adriani, amigos do cantor, e não conseguir falar com eles, Dalva ligou para José Roberto Romeira Abrahão, que pediu para que ela colocasse um espelho diante do nariz de Raul, para verificar se ele ainda respirava.

Com a resposta negativa, Abrahão localizou Marcelo Nova e convocou o médico Luciano Stancka, que confirmou a morte. Raul Seixas morreu vítima de uma parada cardíaca, aos 44 anos.

alcoolismo e a diabetes, agravados pelo fato de não ter tomado a insulina na noite anterior, foram a causa da pancreatite aguda fulminante que acometeu o cantor.

Repercussão do falecimento de Raul Seixas

Assim que foi divulgada a localização do corpo de Raul Seixas, no crematório da Vila Alpina, em São Paulo, inúmeros fãs se dirigiram ao local, tentando até invadi-lo. Durante o velório, os fãs se aglomeraram em torno do caixão do cantor para as despedidas.

Por Renata Arruda

Fonte: letras.musc.br 


FO NTE A Cara da Web



 


Nenhum comentário:

Postar um comentário