sábado, 27 de agosto de 2022

Dia do psicólogo

 


27º de agosto é o 239.º dia do ano no calendário gregoriano (240.º em anos bissextos).  Hoje sábado, estamos na 34ª semana de 2022 , 3º milênio século XXI.Faltam 126 dias para acabar o ano.

Dia do Psicólogo é comemorado anualmente em 27 de agosto no Brasil.

Esta data celebra o profissional da área da saúde responsável por estudar e orientar o comportamento humano, lidando com os sentimentos, traumas, crises, entre outras condições.

Para exercer a função de psicólogo, o profissional deve ter concluído o curso de ensino superior em psicologia numa instituição de ensino reconhecida pelo Ministério da Educação e Cultura (MEC).

Origem do Dia do Psicólogo

No Brasil, o Dia do Psicólogo é comemorado em 27 de agosto porque nesse dia, em 1962, o presidente João Goulart sancionou a Lei nº 4.119, que dispõe sobre a profissão de psicólogo.

Entretanto, o decreto com a regulamentação da lei só foi publicado dois anos mais tarde, em 21 de janeiro de 1964, sob o nº 53.464. A orientação e fiscalização do exercício da atividade está a cargo do Conselho Federal e dos Conselhos.

Regionais de Psicologia, criados pela Lei nº 5.766, de 20 de dezembro de 1971.

Símbolo da Psicologia



psicologia é representada pelo símbolo do tridente, que possui relação com a letra psi do alfabeto grego.

Existem diversas interpretações para esse símbolo. Segundo Sigmund Freud (idealizador da psicanálise), cada extremidade do tridente representa um aspecto da psique humana, sendo o inconsciente (id), pré-consciente (ego) e consciente (super ego).

Mensagem para o Dia do Psicólogo.


Querido psicólogo, agradecemos por, entre tantas coisas, guiar-nos na jornada do autoconhecimento, ajudar-nos a compreender nossas emoções e colaborar para que superemos nossos medos.

Ser psicólogo é se importar com o próximo e ajudá-lo a compreender quem é, a aceitar-se e a evoluir como ser humano.

Responsável por “ler nossos pensamentos” e auxiliar a compreender a “confusão” da mente humana… Obrigado pelo seu indispensável trabalho! Feliz Dia do Psicólogo!

A função dos psicólogos é de extrema importância e de grande responsabilidade. Pelo complexo trabalho que desempenham, temos que reverenciar a dedicação e o compromisso demonstrado pelo nosso corpo de profissionais desta área. Feliz Dia do Psicólogo!

Parabéns, Psicólogo! Você conhece como ninguém o nosso mundo pessoal e existencial! Obrigado pela sua dedicação!



Fonte: calendarr/Wikipédia

Fonte: A Cara da Web.com




Nenhum comentário:

Postar um comentário